Eric Bekoe (Petrojet), matador ganês no Egipto

Nós últimos posts o Ricardo Faria tem chamado a atenção para alguns valores a ter em conta na CAN, jogadores normalmente desconhecidos no futebol europeu mas que têm qualidade e potencial para uma realidade mais competitiva, no entanto não só na Taça das Nações Africanas existem existem jogadores africanos a ter em conta.

Um desses exemplos é Eric Bekoe, avançado ganês que joga na primeira divisão egípcia, no Petrojet. Com vinte e um anos Bekoe não foi chamado pelo sérvio Milovan Rajevac para a CAN mas tem dado nas vistas na terra dos faraós. O facto de Rajevac não convocar o avançado foi mesmo ponto de controvérsia do Gana tal tem sido o desempenho de Eric no Petrojet.


Natural da capital do Gana, Accra, Eric Bekoe teve a sua formação no SC Adelaide, clube da segunda divisão ganesa, situado na cidade de Tema, que conta com um grande historial na formação de jovens, em 2004 transferiu-se para o Liberty Professionals FC, clube por onde já passaram nomes como Michael Essien e Sulley Muntari, ficou apenas duas épocas em Accra e na temporada de 2006/2007 rumou ao Hearts of Lions, clube que só representou por uma temporada seguindo para o Asante Kotoko, clube que a par com o Hearts of Oak domina a liga ganesa, tendo já vencido o campeonato por vinte vezes.

Explodiu em 2007/2008 ao serviço do Asante Kotoko, com dezanove anos, vencendo a Glo Premier League, primeira divisão ganesa e sagrando-se como o “Goal King” da prova, marcando 17 golos em 22 jogos, essa época deu-lhe notoriedade e no final dessa temporada foi forçada a sua saída para o estrangeiro.

Com o Egipto como destino, esteve muito perto de assinar pelo Zamalek mas na última hora o Petrojet conseguiu desviar o avançado, graças principalmente ao seu notável por económico. Vai na segunda época ao serviço do emblema egípcio e tem estado incrivelmente bem, no mês passado já contava com 11 golos em 14 jogos o que mostra que o seu instinto matador está em alta.

Já é internacional ganes, estando presente no Torneio de Toulon em 2007 e representando a selecção no apuramento para o próximo Campeonato do Mundo, marcou o seu primeiro golo ao serviço do “Brasil de África” em 26 de Março de 2008, num amigável frente ao México.

Com uma impressionante capacidade finalizadora, Bekoe destaca-se pela velocidade, alguma capacidade técnica, boa elevação e forte jogo de cabeça, é também ágil e muito instintivo, tendo remate fácil e pelo que se pode observar também forte. Será interessante acompanhar a evolução deste avançado ganes e começar também a pensar nele para um campeonato de maior qualidade.


Nome: Eric Kwabena Bekoe
Data de Nascimento: 10/12/1988 (21 anos)
Local de Nascimento: Accra (Gana)
Nacionalidade: Gana
Altura: 171 cm
Peso: -- Kg
Clube: Petrojet (Egipto)
Posição: Avançado
Camisola Nº: 23

Videografia:
Eric Bekoe - Video I
Eric Bekoe - Video II
Eric Bekoe - Video III

0 comentários: