Eden Hazard (Lille OSC): le petit prodige


Para mim uma das maiores surpresas do último mercado foi a continuidade de um enorme prodígio na Ligue 1, um jogador de cortar a respiração, um talento completo e capaz de desequilibrar qualquer jogo, falo claro de Eden Hazard. O belga que levou o Lille ao título francês na época passada é, com apenas 20 anos, um jogador incrível, com qualidade a todos os níveis mas apesar de muito assédio ninguém o levou de Lille.

Os primeiros jogos de 2011/2012 mostram que muita gente andou enganada. Em 9 jogos leva já 5 golos, muito futebol e não pretende parar.

Nascido em La Louvière (Bélgica) Hazard abandonou o seu país em 2005, trocando o modesto AFC Tubize, da segunda divisão belga pelo Lille OSC, actual campeão francês. Dois anos depois da sua chegada a França estreou-se na primeira equipa frente ao AS Nancy pelas mãos de Claude Puel, com apenas 17 anos, na temporada de 2007/2008 voltou a entrar por duas vezes, frente ao Metz e PSG. Na época seguinte, por indicação do actual técnico, Rudi Garcia, o talentoso médio ofensivo subiu definitivamente à primeira equipa e não deixou dúvidas sobre o seu talento, no ano que fez 18 anos Hazard contabilizou 30 presenças na primeira equipa e fez quatro golos, numa época fantástica para o jovem belga e que lhe garantiu o galardão de Melhor Esperança da Ligue1, sendo o primeiro estrangeiro a conseguir o prémio.

Desde aí Hazard tornou-se uma das figuras do campeonato francês, em 2009/2010 fez 47 jogos e marcou 7 golos sendo titularíssimo nos Les Dogue, com o Lille a ter o melhor ataque da prova e a conseguir o 4º lugar. Com 2010/2011 veio a consagração, novamente 47 partidas e sete golos marcados, todos eles na Ligue 1, mas mais do que os números, impressionou a qualidade e influência do pequeno prodígio belga no conjunto que acabou por conquistar o campeonato gaulês.

É internacional pelas camadas jovens do seu país, contabilizando internacionalizações nos sub-17, sub-18 e sub-19, estando inclusive presente no Europeu de Sub-17 em 2007 onde a Bélgica chegou às semi-finais, perdendo apenas para a Espanha em grandes penalidades, no mesmo ano participou também no Campeonato do Mundo do escalão realizado na Coreia do Sul. Em 2008 chegou à selecção principal e daí para cá é uma das principais figuras de uma renovada selecção belga, que conta também com jogadores como Steven Defour, Axel Witsel e Lukaku.

Com uma técnica fantástica, drible curto, velocidade de explosão e de decisão Eden Hazard é um avançado móvel muito perigoso e desequilibrador, como médio ofensivo, nas alas ou nas costas de um avançado mais fixo a sua irreverência, impressibilidade e talento fazem esquecer a sua altura e físico (1,70m e 69kg), mas ainda assim não se limita aos atributos de fantasista, é agressivo, forte na condução e protecção do esférico e tem na sua visão de jogo um dos principais atributos.

Nome: Eden Hazard  
Data de Nascimento: 07/01/1991 (20 anos)  
Local de Nascimento: La Louvière - Bélgica 
Nacionalidade: Belga  
Altura: 170 cm  
Peso: 69 Kg  
Clube: Lille OSC (França) 
Posição: Médio Ofensivo/Avançado  
Camisola Nº: 10

Artigo escrito para o Futebol Portugal

2 comentários:

Luis Santos disse...

Boas!

"Para mim uma das maiores surpresas do último mercado foi a continuidade de um enorme prodígio na Ligue 1 (...)"

Exactamente o que pensei no último dia de mercado. Nem ele, nem Willian do Shakhtar, nem Martin ou Boudebouz do Sochaux, Reus do Gladbach, Shaqiri do Basileia, etc... Todos jogadores de enorme potencial mas que podem ser estrelas no momento e ficaram nas suas equipas. Vamos ver se alguém se lembra deles em Janeiro (ou para o ano...)

Cumprimentos!

Dário Pinto disse...

Boas Luís,

Sem dúvida, tal como Hazard esses são também alguns nomes muito interessantes, acredito que num futuro próximo dão o salto, mas logo veremos.


Cumprimentos!