Xherdan Shaqiri (FC Basel), o pequenino que encanta Basilea

Quem seguiu com atenção o último Europeu de Sub-21 realizado na Dinamarca apreciou o talento de muitos nomes que vão marcar a próxima década de futebol no Velho Continente. Alguns mais conhecidos do público geral, outros nem tanto.

A mim, o nome que mais me surpreendeu foi Xherdan Shaqiri, um pequeno prodígio Suíço de origem albanesa mas que nasceu no Kosovo. Imagem do novo futebol helvétivo, que muito tem evoluído nos últimos anos – com destaque para a prestação das suas selecções jovens, recheado de jogadores interessantes, numa realidade multi-cultural, reflexo da actual sociedade suiça.

Nascido a 10 de Outubro de 1991 no actual Kosovo, Shaqiri mudou-se ainda muito novo com os seus pais para a Suíça devido aos conflitos na Europa balcânica. Aos 8 anos ingressou nas camadas jovens do SV Augst e dois anos depois mudou-se para o Basileia. Foi desde cedo figura de destaque na formação do clube suíço, vencendo prémios quer colectivos, quer individuais e atraíndo a atenção de alguns colossos europeus. Dia 2 de Janeiro de 2009, com 18 anos assinou o seu primeiro contrato profissional com o Basileia, vinculando-se ao clube até 2011.

Hoje em dia é figura de destaque na sua equipa e provavelmente a maior promessa do seu país. Shaqiri é internacional pela Suiça desde os Sub-17, foi um dos jogadores em destaque no recente campeonato da Europa de Sub-21 e tem também merecido a confiança de Ottmar Hitzfeld na equipa principal, depois de ser a surpresa na convocatória para o Campeonato do Mundo de 2010 realizado na África do Sul, tem sido frequentemente chamado à sua selecção.

É um médio ofensivo de enorme talento, com 1,70m é mais um pequenino que teima em contrariar as actuais convicções da nossa formação, extremamente rápido, ágil e explosivo, dono de uma técnica incrível, muito graças a um fabuloso pé esquerdo capaz de encantar. Shaqiri joga muitas vezes pelas alas mas acredito que pode também demonstrar grande capacidade como médio criativo. Desiquilibrador, de drible curto e com um remate forte é quanto a mim uma peróla que deve ser seguida com muita atenção.

Nome: Xherdan Shaqiri
Data de Nascimento: 10/10/1991 (20 anos)
Local de Nascimento: Gjilan (Kosovo)
Nacionalidade: Suíça
Altura: 170 cm
PLinkeso: 69 Kg
Clube: FC Basel (Suíça)
Posição: Extremo/Médio Ofensivo
Camisola Nº: 17

Artigo escrito para o Futebol Portugal

0 comentários: