Ronaldo, claro está

Eusébio, Luís Figo, Cristiano Ronaldo… E assim Portugal ganhou o seu terceiro Melhor Jogador do Mundo. A expectativa foi grande, a projecção mediática ainda maior mas o “puto” venceu, e com toda a justiça!


Correram linhas, brilharam flashes, mas o que fica de tudo isto é o ano absolutamente fenomenal do craque madeirense, duvidaram os mais cépticos da sua vitória, para alguns a sombra de Messi ainda pairou sobre o astro português, mas apesar de adorar o argentino, acho que ninguém merecia tanto esta vitória.

Depois da consagração, depois de “soltarem os fogos” e no meio de todas as notícias, a Nike, marca por quem Cristiano dá a cara, lançou um novo vídeo publicitário alusivo à vitória do português, a mensagem é clara, de Ronaldo ou se ama ou se odeia, compreendo a metáfora, o “filho de Van Basten”, como já lhe chamou Mourinho, desperta sentimentos ambíguos, a pinta de superestrela, o ar convencido e até alguns gestos menos bonitos levam muita gente a considerar que não tem personalidade, postura, maturidade e que a imagem que transmite não é a melhor, concordo com alguns pontos, é verdade que não é propriamente o exemplo de bom rapaz, mas é bom lembrar que tem apenas 23 anos, tem o mundo ao seus pés, é sujeito a uma pressão astronómica por parte da comunicação social e todos os seus passos são alvo de notícia. Por isso mesmo custa-me entender o porquê de muitos ainda o olharem de lado, principalmente em Portugal. Mais do que duvidarem do seu valor, mais do que o compararem a outros, mais do que falarem do seu dinheiro ou das suas namoradas, devíamos como portugueses ter orgulho nele, afinal todos temos defeitos, todos erramos e Ronaldo é apenas um jogador de futebol, e nisso é bom, muito bom!

Criticas à parte, ano passado, ou melhor na época passada, ninguém foi superior a Ronaldo, como o próprio afirmou dificilmente poderia ter feito melhor, mas a quem conquistou o Campeonato Inglês, a Supertaça Inglesa, a Liga dos Campeões e ainda arrecadou os prémios de Melhor Jogador e Melhor Marcador do Campeonato Inglês, Melhor Jogador e Melhor Marcador da Liga dos Campeões, Bota de Ouro Europeu com 39 golos, marca que nos últimos quinze anos apenas foi superada pelo nosso velho conhecido Mario Jardel, Jogador do Ano pela FIFPro, Bola de Ouro atribuída pela prestigiada revista France Football e por fim foi nomeado pela FIFA como Melhor Jogador do Mundo, elevando o nome de Cristiano Ronaldo ao Olimpo, ninguém pode exigir mais.

A época e o sucesso estupendo de Ronaldo deve ser motivo de alegria para todos que gostam de futebol e para todos os portugueses, principalmente para aqueles que dia a dia trabalham no futebol de formação no nosso país, afinal Cristiano é um fenómeno de origem portuguesa, captado por observadores nossos, trabalhado pelos nossos técnicos e potenciado por uma das melhores academias do Mundo, que é portuguesa, em suma é a prova que trabalhando bem, é possível obter resultados.

Em dias em que é cada vez mais frequente a “importação” de jogadores estrangeiros para os nossos campeonatos, até mesmo para os escalões de formação, urge estar atento aos nossos valores, apostar neles e trabalha-los da melhor forma possível, afinal temos talento, só é preciso potencia-lo e tirar partido disso, tenho a certeza que só contribuirá para o bem do nosso futebol.

Para terminar, os meus sinceros parabéns a Cristiano Ronaldo, como português, como amante do desporto rei, sinto-me orgulhoso pelo madeirense e espero que volte à Suíça nos próximos anos, para levantar de novo o troféu, pelo menos prometeu isso a Pelé!

0 comentários: