Miralem Pjanić (Lyon), prodígio bósnio

Pjanic nasceu a 2 de Abril de 1990 em Tuzla, então cidade da Jugoslávia. A Guerra da Bósnia fez que com que toda a sua família, incluído ele, tivesse de partir para outro país. O destino escolhido foi o Luxemburgo onde deu os primeiros pontapés na bola. Com o tempo, começaram também as convocatórias para as selecções jovens do Luxemburgo. Contudo, chegada a altura de optar pela carreira internacional de forma mais séria, preferiu a Selecção da Bósnia-Herzegovina, decisão dada a conhecer em 2007, quando apenas tinha 17 anos. Actualmente está ao serviço do ‘colosso’ francês, Olympique Lyon.


A sua carreira enquanto jovem iniciou-se nos modestos FC Schifflange 95, desde os 10 até aos 14. Altura em que foi observado por olheiros do FC Metz. Fez a sua estreia na Ligue 1 numa partida frente ao PSG, a 17 de Agosto de 2007, depois de ter dado por concluída a sua etapa de formação. A 30 de Novembro do mesmo ano, Pjanic assinou o seu primeiro contracto profissional com a duração de 3 anos. Nessa época, 2007/08, participou em 32 jogos e apontou 3 golos. São de facto números impressionantes para um jovem que havia completado recentemente a maioridade. Mas o que me admira mais é a aposta contínua e a regularidade com que completou a sua primeira temporada enquanto sénior, depois desta temporada não passou despercebido ao Ol. Lyon, que quis recrutar este jovem valor para as sua fileiras.

A assinatura do contracto ocorreu em Junho de 2008, com a duração de 5 anos. Tudo isto depois de ficar acordado entre o FC Metz e o Ol. Lyon a verba de 8 Milhões de Euros, que estes últimos teriam de desembolsar. As primeiras palavras de Miralem Pjanic foram: “Estou muito contente com a transferência e muito feliz por ter a possibilidade de chegar a um grande clube como o Lyon. Estou aqui para ganhar troféus e não me sinto arrependido de rejeitar outras ofertas para estar aqui em Gerland [ndr: Gerland é o nome por que e conhecido o Estádio do Ol. Lyon]. O Ol. Lyon tem uma grande equipa que pode chegar na Liga dos Campeões no próximo ano”.

Relativamente à carreira internacional, Pjanic começou a jogar pela selecção do Luxemburgo e chegou mesmo a participar no Europeu Sub-17 em 2006, para o qual o Luxemburgo se qualificou directamente por ser o anfitrião do evento. Foi dele o único golo apontado pelo Luxemburgo na competição. Nesse mesmo ano, num jogo frente à Bélgica, Pjanic marcou 4 golos, num jogo que terminou empatado 5-5. Todos conhecemos as diferenças entras as selecções belga e luxemburguesa, por isso é de assinalar o facto de Pjanic ser dos poucos do seu pais com possibilidades de ser profissional do futebol. Facto que mais tarde se veio a confirmar.

Numa entrevista a um jornal Bósnio, Pjanic reforçou a sua vontade de querer jogar pela Bósnia-Herzegovina. Esta notícia certamente chegou aos ouvidos dos funcionários da Federação que, de imediato o convocaram para a Selecção Sub-21. Mesmo sem fazer a sua estreia, devido a contrariedades com o seu passaporte, a sua vontade persistiu. Simultaneamente, Luxemburgo e mesmo a França pressionaram Pjanic a representar as Selecções dos seus respectivos países. No caso de França, seria a Selecção de Sub-21. Mas Pjanic manteve-se irredutível, nunca alterando a sua posição inicial. Finalmente, no início do ano de 2008, foi emitido o passaporte. Miralem Pjanic, chegou mesmo a dizer que aquele “foi o momento mais feliz da minha vida”, agradecendo depois a toas as pessoas envolvidas no moroso processo. Sendo assim, a estreia na Selecção principal da Bósnia-Herzegovina aconteceu pouco tempo depois e Pjanic fez parte da equipa nacional que lutou arduamente pelo acesso ao Mundial de 2010.

De facto, este jogador é daqueles que não engana, neste momento é uma das figuras do campeonato francês, titular no Lyon de Claude Puel e uma das maiores promessas do futebol europeu.


Nome: Miralem Pjanić
Data de Nascimento: 02/04/1990 (19 anos)
Local de Nascimento: Tuzla (Ex-Jugoslávia)
Nacionalidade: Bósnia-herzegovina
Altura: 180 cm
Peso: 68 Kg
Clube: Olympique Lyonnais (França)
Posição: Médio Ofensivo
Camisola Nº: 8

Videografia:
Miralem Pjanić - Video I
Miralem Pjanić - Video II
Miralem Pjanić - Video III


Assinado
Ricardo Faria

2 comentários:

Anónimo disse...

bom blog o vosso !
veja este tbm:


www.futebolodesportorei.blogspot.com

anderson caetano disse...

boa tarde, meu conceito e sempre blog em primeiro lugar em vez de site, e o seu blog tem uma justeza de aprovar o meu conceito, convido a participar do meu blog que é http://andersonoradialista.blogspot.com
podemos fazer uma trocar de parceria, eu coloco o seu endereço no meu blog e vocÊ colocaria no seu o meu endereço. entre em contato comigo pelo meu email ou blog. andersonoradialista@hotmail.com ou andersoncaetamo2009@bol.com.br
abraços