"Crónicas de um treinador": Ideias gerais do mini-estágio

Olá a todos, como vos tinha dito passei uma semana em Lisboa a estagiar com algumas equipas do Sport Lisboa e Benfica, em Dezembro tive a oportunidade de conhecer o Professor Fonte Santa, Coordenador Técnico responsável pelos pré-escolas e surgiu a ideia, por isso mesmo estive a acompanhar mais de perto as equipas coordenadas por ele, uma experiência muito interessante, com escalões que ainda não treinei e de onde pude aprender imenso, mais tarde espero ter a oportunidade de escrever sobre isso, há imenso para desenvolver, num trabalho que me parece crucial e que quanto a mim terá cada vez mais um peso significativo na formação.

Para além dos pré-escolas pude acompanhar treinos de escolas, infantis e o trabalho do Mister Bruno Lage, treinador dos Juvenis A, conheci vários treinadores, todos me receberam muito bem e a qualidade de trabalho é como seria de esperar fantástica, ficaram abertas várias portas e mal possa volto a Lisboa para acompanhar mais de perto outros escalões. Mesmo ciente que iria encontrar um nível muito elevado é sempre bom perceber que já se trabalha com muita qualidade no nosso país.

Na retina ficou-me claro um nível altíssimo no que diz respeito à qualidade individual dos jogadores, patente desde os pré-escolas, uma atenção dada aos pormenores que é excepcional e uma forma um pouco diferente de trabalhar daquela que estou habituado, para além disso achei muito interessante as diferenças claras de região para região, tal como já acreditava a "questão cultural", o meio envolvente onde se treina e trabalha altera em muito o processo de treino e formação e a observação da realidade em Lisboa juntamente com muitas conversas com malta de lá fez-me perceber isso ainda melhor.

Em suma, foi uma experiência que apesar de curta foi enriquecedora, vai-me ajudar no futuro e deu-me ainda mais motivação, tenciono lá voltar e provavelmente nos próximos tempos vou ainda escrever mais um pouco sobre algumas coisas que vi por lá, aproveito para agradecer a todos que me ajudaram enquanto estive por lá.

2 comentários:

Dennis Bergkamp disse...

Boas!

Estava ( e continuo ) curioso para saber o que achaste da estadia cá em baixo.

Espero que tenha correspondido as espectativas, e que te dê ainda mais força para seguir no caminho que, tendo em conta a conversa que tivemos, deu para ver que é o certo. Estás no rumo onde deves estar.

Qualquer coisa que possa ajudar, podes contar comigo.

Abraço!

NV disse...

http://futebolzada.blogspot.com/