Portugal vs Dinamarca, ponto de partida

Há muito que já não tinha vontade de ver a equipa das "quinas" a jogar, os últimos tempos foram deprimentes para quem gosta de futebol, fiquei algo curioso após a vitória por 3-1, ainda assim acho que podemos dar muito mais. Por isso mesmo penso que é um erro falar já de um novo Portugal, Paulo Bento mostrou competência sim, mas nas escolhas, veremos como se porta perante outras variáveis.

A equipa foi capaz na organização e nas transições defensivas, teve alguma qualidade na posse de bola, apesar de ainda achar que Portugal apenas acelera o seu jogo por arrancadas individuais, gostei da qualidade nas transições ofensivas, feitas ao primeiro toque (pelo menos no nosso meio campo). No ataque Hugo Almeida é para mim um "elemento estranho", mesmo sabendo que a busca por um bom avançado em Portugal é quase a pedra filosofal do nosso futebol, não acho que o avançado do Bremem seja solução, é lento, pouco móvel, desajeitado e para um avançado de área são pouquissimas as bolas que consegue disputar na mesma, Portugal ganhava muito mais com uma unidade que fizesse realmente parte do seu ataque.

Pareceu-me uma equipa mais "feliz", veremos se Paulo Bento consegue manter o estado de graça, espero mesmo que sim e desejo toda a sorte ao nosso seleccionador.


Notas soltas:
  • Coentrão, a lateral, é para mim um dos melhores do mundo na posição.
  • Porque que se complica o fácil? Porquê jogar com um dos melhores centrais do mundo a pivot? Com um médio no lugar e Pepe com Carvalho, Portugal poderá jogar muito mais.
  • João Moutinho tem inteligência e qualidade de sobra.
  • Com Nani a história na África do Sul podia ter sido bem diferente, mesmo achando que Ronaldo esteve bem no segundo tempo, Nani tem pormenores capazes de desiquilibrar qualquer equipa.

2 comentários:

Miguel Nunes disse...

o Fábio fez um jogo enorme. Se o Ronaldo tivesse um terço do cerebro do caxineiro, até podia competir com o Messi...

Dário Pinto disse...

Infelizmente tens razão, hoje foram claras as constantes más decisões, ainda assim já o vi bem melhor nesse aspecto.