Livro "Mourinho: Porquê tantas vitórias?"

Tal como o nome indica este livro incide, como dezenas no mercado, sobre José Mourinho, no entanto diferencia-se dos demais por não se tratar de uma simples biografia. É uma análise, em jeito de comparação, ao que Mourinho provavelmente terá de melhor: a sua metodologia de treino.

Com prefácio do neurocientista António Damásio e com apresentação de Rui Faria o livro foi escrito por quatro ex-alunos da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, por isso mesmo a ligação a Vítor Frade, nome de que já aqui falei, e alguns conceitos estreitamente ligados à periodização táctica estão presentes ao longo de todos os capítulos.

Segundo os autores «após uma conversa com Mourinho, o Professor Vítor Frade falou-nos da possibilidade de escrevermos um livro sobre a metodologia de treino…, um livro que estabelecesse uma separação das águas e ilustrasse de forma fidedigna a diferença e a novidade de Mourinho, “ao vivo e a cores”». É sobre este prisma que a obra avança, comparando o que ainda se faz no alto nível, exemplos de vários treinadores da nossa primeira divisão, com a forma como Mourinho contempla o processo de treino.

A meu ver é um livro muito interessante, não trará enormes novidades para quem já tem um bom conhecimento sobre treino mas permite perceber que ainda se trabalha muito mal no topo, analisa de forma brilhante alguns episódios do futebol português e para quem tiver capacidade de encaixe mostra o verdadeiro porquê de Mourinho estar onde está depois de ganhar o que ganhou, não tem a ver com disciplina, psicologia ou mind games e tem a ver com tudo isso e muito mais, porque treinar é um conceito demais abrangente, assim como o jogo.


Onde podem adquiri-lo
Está à venda na maioria das livrarias ditas "comuns".
Aconselho o site http://www.wook.pt/

2 comentários:

Anónimo disse...

O Gijón respondeu ontém:
Nem sempre a Vaca aparece.

Mundo Desportivo disse...

Boas,

Gostaria de vos propor uma troca de links ?

http://mundodesportivoblog.blogspot.com/

Abraços Mundo Desportivo