Antoine Griezmann (Real Sociedad): o menino que ninguém queria



Testes, análises médicas, medições, indicadores de crescimento, outra bateria de testes, idade maturacional, novas análises e normalmente a resposta é: “vai ser pequeno”, “é curto”, “não chega”... E pelo meio perde-se mais um talento.

Mal qual a altura necessária para suportar um talento? No caso de Antoine Griezmann, 1,74m, apenas 1,74m e um pé esquerdo fantástico. Mas nem sempre se pensou assim. Griezmann começou no clube da sua cidade, o UF Mâcon, quando tinha apenas 6 anos. Entretanto evoluiu mas não cresceu muito, foi recusado por inúmeros centros de formação franceses devido à sua pequena estatura e corpo franzino mas aos 14 anos o Real Sociedad descobriu o seu valor num torneio infantil.

Assim, rejeitado no seu país, Antoine descobriu em Espanha a cultura necessária ao seu potencial, quatro anos depois de entrar em San Sebastián chegou à equipa principal, cenário impensável para os não crentes num menino magro e baixote. Na sua primeira época surpreendeu, sendo figura de destaque na pré-época e aparecendo com regularidade durante toda a temporada. Fez o seu primeiro golo frente ao Rayo Vallecano em Setembro de 2009, com apenas 18 anos e tornou-se figura da equipa nos meses seguintes. Em 2009/2010 fez 39 jogos e 6 golos e na época seguinte 7 golos em 37 jogos, números muito interessantes para um jovem de apenas 20 anos.

Com o seu sucesso no Real Sociedad veio o reconhecimento no seu país, foi chamado aos sub-19 e fez parte da equipa que venceu o Europeu Sub-19 em França, sendo titular e tendo papel de relevo na equipa. Em 2011 veio o Campeonato do Mundo de Sub-20 e Griezmann foi um dos homens da confiança do seleccionador francês, foi titular em todos os jogos e marcou por uma vez, frente ao Equador nos oitavos-de-final. Já alinhou também pelos Sub-21 gauleses.

Griezmann é um extremo que pode alinhar nas duas faixas, sendo também capaz de jogar como avançado, é extremamente rápido, acelera com facilidade, forte tecnicamente e extremamente imprevisível. No próximo jogo da Real Sociedad sigam-no com atenção, por Espanha tem dados nas vistas, que o diga Pep Guardiola que teceu elogios ao extremo, segundo o técnico catalão "Para a sua primeira temporada na liga espanhola, ele tem conseguido coisas fantásticas. Ele penetra na defesa, dá combate e sabe muito bem como se portar no terreno de jogo".

Nome: Antoine Griezmann
Data de Nascimento: 21/03/1991 (20 anos)
Local de Nascimento: Mâcon - França
Nacionalidade: Francesa
Altura: 174 cm
Peso: 60 Kg
Clube: Real Sociedad (Espanha)
Posição: Extremo/Avançado
Camisola Nº: 7


Artigo escrito para o Futebol Portugal

0 comentários: