Quanto futebol pode guardar 1,23m?


Aos 8 anos Diego corre para cada bola como se esta fosse a última da sua carreira, luta, ganha, finta, engana o mundo, faz golo e por fim…sorri, é o futebol fantástico de um menino para quem o futebol é simples (dessa idade não o era para todos nós?).

Muitas vezes já lhe dissemos para nunca ter medo, para nunca parar de jogar como sabe, para que nunca pense que mesmo jogando contra miúdos mais velhos e maiores será alguma vez inferior, mas hoje penso se essas palavras (lhe) fazem sentido. Penso se para ele isso é realmente um problema, afinal nunca o ouvi falar disso. 

Acho que este problema provem da nossa perspectiva, para ele, ser mais pequeno, representa muito pouco, aliás só faz com que esteja mais perto do que é realmente importante, a bola, e quando ela anda por onde tem de andar, junto à relva…aí Diego é um gigante. 

A resposta à pergunta que serve de título a este texto pode parecer algo absurda, mas a verdade é que 1,23m pode guardar todo o futebol do mundo, estranho? Talvez, mas porque nunca o viram jogar. É o misto de técnica, velocidade, imprevisibilidade, inteligência em todas as acções e alegria que me faz acreditar que Diego tem potencial para ser enorme, e não falo em altura. 

Dêem-lhe tempo e condições para crescer, ensinem-lhe o que precisa, pois ele estará sempre atento e sedento de conhecimento, dêem liberdade ao seu talento para não acabar padronizado pelas ideias loucas dos mister’s deste país e no futuro esse menino de 8 anos terá tudo para ser estrela. 

Desculpem-me o exagero, que só faz grande sentido no contexto em que aparece, mas perdoem-me porque afinal Diego não é ninguém em particular, mas sem o ser consegue ser muita gente, Diego é cada um desses meninos cheios de talento, com tudo aquilo que este jogo precisa mas que são colocados de lado ou desacreditados. Diego será craque mas agora é somente uma criança que sorri a cada toque na bola, como já foram Maradona, Ardiles, Zico, Zola, Messi e outros mais.

Artigo escrito para o Futebol Portugal

0 comentários: