Ander Herrera (Athletic Bilbao): classe em Bilbao


Se procurarmos por ele em criança, surge um menino espanhol a quem a camisola branca do Zaragoza fica enorme no corpo franzino, mas já aí vemos que quando pega na bola temos tudo, braçadeira de capitão no braço esquerdo, cabeça levantada, passe vertical e classe, muita classe.

Felizmente pouco mudou em Ander Herrera, com 22 anos o basco voltou às origens, sendo contratado esta época pelo Athletic, e é mais uma garantia que a cultura futebolística espanhola vai perdurar, pois na sombra de Xavi e Iniesta já jogam niños como Ander e Thiago.

Nascido em Bilbao apareceu para o futebol no Zaragoza, estreando-se na primeira equipa em 2008/2009, época em que o clube subiu à primeira divisão do futebol espanhol, 2009/2010 e 2010/2011 só vieram confirmar o seu talento, em duas temporadas afirmou-se como um dos melhores jogadores na equipa do La Romareda e as presenças nas selecções espanholas deram-lhe ainda mais crédito, destaque para o grande Europeu de Sub-21 que fez ao serviço da Espanha, equipa campeã do torneio.

Quer como médio interior, quer como médio ofensivo, Ander Herrera é fortíssimo, joga atrás dos avançados, mas também recua para pegar na bola, numa mistura de 8 com 10. Tem remate, visão de jogo e é muito perigoso entre-linhas.

Na La Rojita que venceu o Europeu de Sub-21 na Dinamarca apareceu num meio campo a três, jogando mais interior, de forma a soltar a criatividade de Thiago, e ainda assim foi fenomenal, com uma mobilidade incrível, com qualidade no primeiro toque, capacidade técnica, na condução, no drible e principalmente no passe, num jogo de recepções orientadas, tabelas e decisões acertadas, Ander cultiva a cada passo a cultura que tanto nos encanta.

O futuro da selecção espanhola pertence a meninos como este e se explorarem todo esse potencial esse futuro será muito risonho.


Nome: Ander Herrera
Data de Nascimento: 14/08/1989 (22 anos)
Local de Nascimento: Bilbao - Espanha
Nacionalidade: Espanhola
Altura: 182 cm
Peso: 73 Kg
Clube: Athletic Bilbao (Espanha)
Posição: Médio interior/ofensivo
Camisola Nº: 21


Artigo escrito para o Futebol Portugal

0 comentários: