Jogadores de segunda? (parte 2)

Terminadas as principais ligas europeias, entregues as faixas aos campeões, existe o reverso da medalha, equipas que depois de um ano a lutar na principal divisão olham para a segunda liga como pano de fundo para a época que se avizinha, no meio de tudo isto existem os jogadores, muitos deles incapazes de evitar tal cenário mas com qualidade a mais para uma divisão secundária.

Analisando os planteis das equipas despromovidas de Espanha, França, Itália e Inglaterra fica aqui uma lista de trinta jogadores demasiado interessantes para seguirem o seu percurso numa segunda divisão.


Edgar Barreto – Reggina (Itália) MC, MO
Médio polivalente paraguaio de vinte e quatro anos, foi o segundo mais utilizado do despromovido Reggina na sua segunda época no Calcio vindo do NEC da Holanda. É internacional paraguaio e um dos médios mais completos do futebol italiano, pode ser uma aposta interessante para várias equipas europeias.

Stefan Babovic – Nantes (França) MO
Filho de um milionário sérvio, Babovic é comparado a Messi no seu país, médio muito inteligente, com visão de jogo e um pé esquerdo fabuloso, saiu das escolas do Partizan e passou pelo OFK Belgrado antes de chegar ao Nantes. Esguio (1,81m e 72kg), embora algo débil nas jogadas de choque, dribla e tem grande precisão de passe e finalização. Com 22 anos é internacional sérvio e uma grande promessa do futebol do seu país.

Alessandro Rosina – Torino (Itália) MO, AV
Com a descida do Torino uma das maiores pérolas do bom futebol em Itália desceu a segunda divisão, Rosina é um médio ofensivo com criatividade, técnica, capacidade de finta e poder de desmarcação, futebol com imaginação colocado em prática através do seu maravilhoso pé esquerdo. Tem 25 anos e já foi chamado à squadra azzura, um número 10 com um futebol rebelde e entusiasmante.

Andrea Gasbarroni – Torino (Itália) MO, AE, AD
Ao lado de Rosina foi um dos mais insatisfeitos neste despromovido Torino, capaz de jogar em várias posições do meio campo ofensivo, Rosina parte preferencialmente da direita, é excelente nos cruzamentos e tem boa técnica. Aos 27 anos merece bem melhor que a segunda divisão.

David Odonkor – Betis (Espanha) AD
Extremo direito puro formado no Dortmund, a capacidade atlética relembra as origens ganesas, é extremamente rápido, com bom poder de aceleração, rasgando pelo flanco direito. Está em Espanha à três épocas e apesar de não ser figura de destaque é um bom jogador, principalmente para equipas que utilizem flanqueadores rápidos.

Charles N’Zogbia – Newcastle (Inglaterra) AE, MO
Francês de 23 anos formado no Le Havre que chegou ao Newcastle nos tempos do Bobby Robson, sempre em velocidade pela faixa esquerda, é um médio esquerdo esquivo e virtuoso que apesar de não ser muito forte fisicamente (1,71m e 70kg) mexe muito no jogo e é capaz de dar grande dinâmica ao ataque. Esteve emprestado ao Wigan na segunda metade da época.

Stewart Downing – Middlesbrough (Inglaterra) AE
Talvez o melhor jogador deste Middlesbrough que não fugiu à despromoção, com 24 anos Downing é já internacional inglês e um dos melhores extremos do Velho Continente. O seu futebol colado á faixa esquerda, driblando, progredindo com a bola dominada, cruzando com precisão, descobrindo espaços de penetração ou entrando de trás para rematar é o conciliar da sua inteligência e enorme capacidade técnica. Tudo isto sem manias ou vaidades, um dos melhores exemplos de bom futebol.

Mark Gonzalez – Betis (Espanha) AE
Chileno de 24 anos que nasceu na África do Sul, despontou na Universidad Católica e em 04/05 rumou ao Albacete, no ano seguinte foi contratado para o Liverpool, não singrou e foi emprestado à Real Sociedad e mais tarde vendido ao Betis, é um extremo muito rápido e com um bom pé esquerdo, muito bom a atirar de fora de área e forte tecnicamente.

Jonás Gutiérrez – Newcastle (Inglaterra) AE
Entrou na Europa para o Mallorca vindo do Velez Sarsfield, e depois de três temporadas em Espanha rumou a Inglaterra para representar o Newcastle, Jonás é um extremo esquerdo que pode também ser usado como interior, internacional argentino bastante completo e inteligente, que tem como principais armas o seu jogo simples e prático e a sua velocidade, sempre numa passada larga, num estilo muito próprio.

Peter Lovenkrands – Newcastle (Inglaterra) AE, AV
Extremo dinamarquês de vinte e nove que pode também jogar como avançado, chegou ao futebol profissional no AB (Dinamarca), em 00/01 rumou ao Rangers e depois de seis épocas no futebol escocês foi contratado pelo Schalke 04, no último mercado de inverno chegou a Newcastle. É muito rápido, apesar de não ser explosivo, preferindo aparecer deste trás.


Nota: Pela extensão do texto vou postar isto em três parte de modo a não alongar muito o post e para não o tornar tão cansativo.

0 comentários: