Jogadores de segunda? (parte 1)

Terminadas as principais ligas europeias, entregues as faixas aos campeões, existe o reverso da medalha, equipas que depois de um ano a lutar na principal divisão olham para a segunda liga como pano de fundo para a época que se avizinha, no meio de tudo isto existem os jogadores, muitos deles incapazes de evitar tal cenário mas com qualidade a mais para uma divisão secundária.

Analisando os planteis das equipas despromovidas de Espanha, França, Itália e Inglaterra fica aqui uma lista de trinta jogadores demasiado interessantes para seguirem o seu percurso numa segunda divisão.


Steven Taylor – Newcastle (Inglaterra) DC
Defesa central dos magpies, formado no clube e um dos indiscutíveis desta temporada, tem apenas 23 anos, boa capacidade física, é muito inteligente, reconhece-se um enorme potencial mas é já um valor seguro, ainda não se estreou na selecção A inglesa mas é capitão da selecção sub-21. Deve ser seguido por vários clubes ingleses.

Fabricio Coloccini – Newcastle (Inglaterra) DC
Tal como Steven Taylor foi um dos defesas centrais titulares da equipa inglesa e o mais utilizado do plantel nesta temporada. Tem 27 anos, passagens por Boca Juniors, Milan, Atlético de Madrid, Vilarreal e Depor, é internacional argentino e conta com bastante experiência. É duro no corte, eficaz no passe e forte a subir de cabeça nos lances de bola parada.

Justin Hoyte – Middlesbrough (Inglaterra) DD
Lateral formado no Arsenal, na linha de jogadores como Sagna e Eboué, entrou na primeira equipa pela mão de Arsène Wenger e apesar de lhe ser reconhecida qualidade e potencialidade, os gunners aceitaram a proposta do Boro para cederem o jovem lateral. Hoyte é um defesa rápido e forte fisicamente, internacional por todas as camadas jovens da selecção inglesa e uma aposta para o futuro.

Nélson – Betis (Espanha) DD
Lateral que rumou ao Betis esta época, depois de ter despontado no Boavista e passado pelo Benfica, tem já 26 anos e apesar de ter jogado com regularidade no Betis está num momento complicado da carreira. Tem boa capacidade atlética, é forte ofensivamente e para quem se lembra dos seus cruzamentos nos primeiros tempos de águia ao peito deixa saudades.

Loic Négo – Nantes (França) DD
Será um desconhecido para a maioria dos leitores, é um jovem lateral francês de apenas 17 anos, ainda não se estreou pela primeira equipa, mas é presença regular nas selecções jovens do seu país e revela muito potencial, é rápido, forte ofensivamente e capaz defensivamente, pode ser um bom negócio.

Luciano Monzón – Betis (Espanha) DE
Lateral esquerdo de 22 anos proveniente da formação do Boca Juniors, esteve esta época no Betis por empréstimo e deve querer continuar na Europa, não se assumiu como titular indiscutível mas foi utilizado regularmente. Actuou pelas selecções jovens das pampas e esteve no lote chamado aos Jogos Olimpicos de 2008.

Antunes – Lecce (Itália) DE
Outro conhecido do futebol português, rumou para Itália depois de ser figura do Paços de Ferreira mas nunca se impôs na Roma, este ano esteve emprestado ao Lecce, começou bem mas uma lesão no ombro não o ajudou. Não deverá ficar na Roma e com os seus vinte e dois anos pode ser uma boa aposta para o futuro, é bom lembrar que já foi chamado à selecção A.

Mohammed Shawky – Middlesbrough (Inglaterra) MC
Pivot-defensivo egípcio de 27 anos, foi pedra basilar de Manuel José no seu Al-Ahly antes de rumar à liga inglesa, esta foi a sua segunda época na Premier League e é um médio defensivo que organiza desde posições recuadas, mas depois, com capacidade atlética, sabe conduzir a bola queimando linhas até surgir na zona de construção, onde é oportuno no remate e no passe.

Danny Guthrie – Newcastle (Inglaterra) MC
Jovem médio centro inglês de apenas 22 anos, na formação passou por Man Utd e Liverpool e estreou-se na Premier League pela mão de Rafa Benítez, este ano rumou a Newcastle depois de estar emprestado ao Bolton e fez um bom campeonato. É bastante completo e deverá ser aposta para alguns clubes ingleses.

Ricardo Faty – Nantes (França) MC
Médio defensivo de 22 anos, impressiona pela compleição física (1,92m), surgiu no Strasbourg em 05/06 e as comparações a Patrick Vieira foram instantâneas, rumou depois à Roma onde não se impôs e foi emprestado a Bayern Leverkusen, está na sua segunda época no Nantes e apesar de ainda não ser um valor seguro tem muito potencial e capacidades para evoluir.


Nota: Pela extensão do texto vou postar isto em três parte de modo a não alongar muito o post e para não o tornar tão cansativo.

0 comentários: