Jogadores de segunda? (parte 3)

Terminadas as principais ligas europeias, entregues as faixas aos campeões, existe o reverso da medalha, equipas que depois de um ano a lutar na principal divisão olham para a segunda liga como pano de fundo para a época que se avizinha, no meio de tudo isto existem os jogadores, muitos deles incapazes de evitar tal cenário mas com qualidade a mais para uma divisão secundária.

Analisando os planteis das equipas despromovidas de Espanha, França, Itália e Inglaterra fica aqui uma lista de trinta jogadores demasiado interessantes para seguirem o seu percurso numa segunda divisão.


Alan Smith – Newcastle (Inglaterra) AV, MC
Chegou a ser considerado uma das maiores promessas do futebol inglês, infelizmente não foi o jogador de top que se esperava mas é ainda assim um craque a ter em atenção, explodiu no Leeds e em 04/05 rumou a Manchester, nas mãos de Ferguson tornou-se um jogador mais cerebral, passou três anos em Old Trafford antes de rumar a Newcastle, para a próxima época o seu talento merece melhor palco.

Tuncay – Middlesbrough (Inglaterra) AV, MO
Mais um craque do Boro que não tem qualidade de sobra, com 27 anos o turco Tuncay apareceu para o futebol mundial na Taça das Confederações em 2003 mas por essa altura já brilhava nos relvados turcos ao serviço do Fenerbahçe que o descobriu no modesto Sakaryaspor. Em 07/08 deixou a sua Turquia para rumar a Inglaterra e em solo de sua majestade tem confirmado o seu valor. Um internacional turco que prima pela finalização mas que é combativo, lutador e incansável, sendo também muito inteligente e forte tecnicamente.

Ricardo Oliveira – Betis (Espanha) AV
Com 29 anos o avançado brasileiro já passou pela Portuguesa, Santos, Valencia, São Paulo, Milan, Zaragoza e Betis, tendo passado pelo clube andaluz por duas vezes. É forte fisicamente, gosta de jogar no meio dos centrais, tem grande capacidade de remate e é muito frio no momento da finalização, contudo não tem sido tão regular como se esperava. Pode estar aqui uma excelente oportunidade de relançar a carreira.

Edú – Betis (Espanha) AV, MO
Número 10 da equipa andaluz e um dos melhores interpretes que jogam no Betis. Chegou à Europa vindo do São Paulo para representar o Celta, de lá saiu para o Betis em 04/05 e por aí ficou, sempre com grande regularidade e bom futebol. Tem boa técnica e é inteligente nas movimentações.

Afonso Alves – Middlesbrough (Inglaterra) AV
Já muito falado para o Benfica, Afonso Alves é um dos casos mais interessantes para clubes de segunda linha europeia, chegou à Europa para o frio Suécia e desde aí (2002) não mais parou de facturar, passou por Örgryte, Malmö FF e Heerenveen até chegar ao Boro. É mais que um avançado puro, tem controlo de bola e sabe trabalhar bem dentro e fora de área, é atleticamente forte, funciona muito bem como pivot ofensivo, remata forte e colocado, marca livres e sabe jogar muito bem colectivamente. Conta já com bastante experiência e aos 28 anos precisa de um novo desafio.

Aliadière – Middlesbrough (Inglaterra) AV
Formado nas escolas do Arsenal, com aprovação do seu compatriota Wenger, estreou-se cedo na primeira equipa e sugeria um futuro risonho, no entanto demorou em afirmar-se e mesmo quando foi emprestado a clubes de menor dimensão não se afirmou. Em 07/08 o Middlesbrough arriscou a sua contratação e valeu a pena, o avançado francês está agora mais maduro, tem 26 anos, mas mantém a velocidade que sempre o caracterizou e foi um dos elementos mais importante da equipa do Boro.

Obafemi Martins – Newcastle (Inglaterra) AV
Já ouvimos falar dele há bastante tempo mas tem apenas 24 anos, apareceu no Inter em 02/03 e desde aí ninguém ficou indiferente aquele vulcão nigeriano que encarava em velocidade o pragmatismo do Calcio, não é um gigante mas tem a força e a combatividade dos mais possantes, aliando as excelentes capacidades físicas a uma astúcia de movimentos muito interessantes. Está em Inglaterra desde 06/07 e é um dos jogadores mais sedutores deste despromovido Newcastle.

Michael Owen – Newcastle (Inglaterra) AV
Muito provavelmente o jogador mais valioso do Newcastle, é o menino precoce que Inglaterra tanto idolatrou, estreou-se na Premier League com apenas 17 anos ao serviço do Liverpool, foi internacional inglês com 18 e a sua qualidade estendeu-se além fronteiras. Em 04/05 rumou ao Real Madrid e apesar dos treze golos em trinta e seis jogos voltou à sua Inglaterra para o Newcastle, esta época foi o melhor marcador da equipa e continua a ser um avançado muitíssimo interessante, veremos onde estará no próximo ano.

Rolando Bianchi – Torino (Itália) AV
Um avançado italiano de 26 anos que deve ser observado com cuidado, já passou por Atalanta, Cagliari, Reggina, Man City e Lazio, antes de chegar ao Torino por cerca de 8 milhões de euros, elevado investimento para o recém despromovido clube italiano. É um número nove esguio (1,88m e 78kg) com capacidade para acelerar o jogo e inteligência de movimentos, muito forte na desmarcação, bom jogo de cabeça e frio em frente à baliza.

Ivan Klasnic – Nantes (França) AV
Um avançado croata formado na escola alemã, com faro de golo e boa compleição física (1,86m e 79kg). É presença assídua na selecção croata, sendo aposta regular da equipa técnica dos Balcãs. Teve os seus melhores momentos no Werder Bremen que deixou esta época para representar o Nantes, infelizmente a aventura gaulesa não foi o que se esperava e pode estar à procura de um novo clube.


Nota: Pela extensão do texto vou postar isto em três parte de modo a não alongar muito o post e para não o tornar tão cansativo.

3 comentários:

Ricky_cord disse...

Obafemi, Owen, Oliveira e Klasnic têm valor para jogar em muitas equipas das principais ligas

Miguel Nunes disse...

tanto craque, q em Portugal seria figura de proa...

saviolz. disse...

Obafemi Martins :'(


http://puro-futebol.blogspot.com/

visite porfavor ;)