Para pensar

Numa entrevista à estação de televisão RTL, Didier Drogba, internacional costa-marfinense que representa o Chelsea falou um pouco sobre José Mourinho, seu ex-treinador. Já todos sabemos que existe uma relação muito forte entre o poderoso avançado e o treinador português e que este por várias vezes Drogba já o afirmou em público, demonstrando até o interesse em seguir Mourinho, no entanto estas declarações mostram um pouco da influência que o actual técnico do Inter pode ter nos seus pupilos.

Drogba afirmou que «Mourinho é um treinador muito forte fisicamente, mas é sobretudo bom do ponto de vista psicológico. Ele sabe como chegar aos jogadores» e continua dizendo que o treinador se destaca dos demais porque "diz-nos na cara quando jogamos mal. No entanto, também é capaz de dizer na partida a seguir: 'para mim foste o homem do jogo’. Amo-o porque me fez crescer como jogador. Estava pronto para partir as minhas pernas por ele.».

São declarações fortes, que chamam a atenção mas são sobretudo prova de uma interacção muito especial entre Mourinho e quem o rodeia, é bom lembrar que a qualidade e o sucesso não chegam por acaso e que Drogba não é o primeiro a salientar este aspecto.

Mas lendo as suas declarações não posso deixar de salientar que as que me deixam mais curioso são quando o avançado destaca um pequeno pormenor da gestão do trabalho feito por Mourinho, Didier Drogba diz que: «Lembro-me de algumas vezes lhe ter perguntado: ‘Porquê que vou ter dois dias de folga quando vamos ter um jogo muito próximo?’ e ele respondia que a minha necessidade de repouso era sobretudo psicológica. No futebol, a componente mental representa 90 por cento. E os jogadores estão sempre do lado dele. Ele dá-nos tudo. Ele dizia: 'Façam o que quiserem, comigo podem fazer o que quiserem, mas no campo têm de me dar tudo. Não me podem trair. Eu dou-vos tudo, mas dentro do campo têm de corresponder.»

Ao contrário do que muitos pensam, o desgaste psico-emocional é muito importante quando pensamos na recuperação dos jogadores, para além da componente física este factor condiciona muito o rendimento quer em treino, quer em jogo de toda a equipa, Drogba realça que Mourinho dá enorme importância a este aspecto e percebe-se facilmente que os jogadores compreendendo esta dinâmica percebem qual a melhor forma de se trabalhar. É realmente pena que ainda muita gente despreze a evolução e a análise, sem isto o nosso futebol não evoluirá.

Espero que esta pequena reflexão deixe pelo menos alguém atento a estes pormenores, para quem quiser saber mais aconselho que leiam o livro "O desenvolvimento do jogar, segundo a Periodização Táctica" da Marisa Gomes, que irei dar especial atenção no futuro e que para além deste tema desenvolve vários outros sob um ponto de vista muito interessante.

0 comentários: