Livro "O desenvolvimento do jogar, segundo a Periodização Táctica"

Vou tentar dar mais dinâmica a uma secção do blog que está quase parada mas que penso ser do interesse de todos, partilhando algumas sugestões de livros para todos aqueles que gostam de ir aprofundando os seus conhecimentos.


O "O desenvolvimento do jogar, segundo a Periodização Táctica" é uma adaptação da monografia de uma ex-aluna, da FADE-UP, Marisa Gomes a livro. A escritora é uma das maiores seguidoras da Periodização Táctica criada e aprofundada pelo Prof. Vítor Frade na Universidade do Porto sendo este livro uma base muito interessante para entender esta forma de "jogar". A monografia que lhe deu origem tinha como título "Do Pé como Técnica ao Pensamento Técnico do Pé dentro da Caixa Preta da Periodização Táctica" e obteve 19 valores.

Abordando quase todas as vertentes do "jogar" o livro está sustentado numa entrevista da escritora ao Prof. José Guilherme, ex-treinador das camadas jovens do FC Porto e actual treinador-adjunto da Selecção Nacional, visa conhecer/explicar as ideias, intenções e portanto, o modo como se pretende jogar segundo esta forma de pensar o jogo

É desta forma um livro para todos os que procuram uma nova forma de entender o jogo, e uma boa base para quem quer aprofundar os seus conhecimentos nesta forma de pensar. São ainda assim opiniões que podem ser refutadas e mesmo contestadas.
Aconselho a todos.


Onde podem adquiri-lo
O livro esteve á venda nas lojas Fnac embora hoje em dia seja difícil encontra-lo. Como tal o melhor será adquiri-lo na livraria da própria FADE-UP (para quem for do Porto ou arredores) ou então pela internet através do site: http://www.wook.pt/

7 comentários:

Dennis Bergkamp disse...

Boas!

Este é um dos livros da minha biblioteca ( podem cuscar no meu blog =) )

É fantástico a maneira como está escrito, de fácil entendimento e a sensação de "mas como é que isto não está escrito a mais tempo?"

"porque é que não se trabalha desta maneira na maioria dos clubes?"

É um livro fundamental!

Rui Lança disse...

Parabéns...escrever e publicar um livro é uma experiência fantástica! Venham mais para acrescentar valor.

Rafael Antunes disse...

Boas!

É de facto um livro muito bom, e de leitura "obrigatória" para que está, quer estar, e principalmente se quer manter no meio do futebol.

Como diz o Dário e muito bem, são opiniões, uma forma de trabalhar que pode (e deve) ser discutida. Muita atenção que não são receitas, e muito menos algo que possa ser copiado!

Uma forma muito fácil de o adquirir é por www.otreinador.net. Um bom site por sinal.

Cumprimentos

joão disse...

olá estou a procura de livros de periodização tatica no futebol para fazer o meu artigo onde posso encontrar aguardo resposta.jvm400@hotmail.com

Dário Pinto disse...

Olá João,

Na http://www.wook.pt/ existem pelo menos três muito bons.

Fora isso o melhor será procurar na biblioteca da FADEUP.


Cumprimentos!

joão disse...

os livros sobre periodização táticos saõ traduzidos,pois não tenho a minima noção de espanhol,e os livros escritos em portugal será que da muita diferença para o nosso.muito obrigado por estar me ajudando....

Dário Pinto disse...

João em espanhol só conheço o do Tamarit e esse não está traduzido. Mas os escritos em português são de fácil leitura.

Abraço!