Eden Hazard (Lille), o futuro do futebol belga

Quando vos falava do interessante mercado e dinâmica de transferências em França havia um nome que explicava o fenómeno sobre que escrevia, tem apenas 18 anos, é belga mas já encanta os relvados da Ligue1 com o emblema do Lille ao peito. Eden Hazard é, na minha opinião, um dos futuros exemplos de sucesso a despontar no campeonato gaulês e não tardará em dar o salto para um patamar muito superior.


Nascido em La Louvière (Bélgica) Hazard abandonou o seu país em 2005, trocando o modesto AFC Tubize, da segunda divisão belga pelo Lille OSC, clube que milita na primeira divisão do futebol francês. Dois anos depois da sua chegada a França estreou-se na primeira equipa frente ao AS Nancy pelas mãos do actual técnico do Lyon, Claude Puel, com apenas 17 anos, na temporada de 2007/2008 voltou a entrar por duas vezes, frente ao Metz e PSG. Na época seguinte, por indicação do actual técnico, Rudi Garcia, o talentoso médio ofensivo subiu definitivamente à primeira equipa e não deixou dúvidas sobre o seu talento, no ano que fez 18 anos Hazard contabilizou 30 presenças na primeira equipa e fez quatro golos, numa época fantástica para o jovem belga e que lhe garantiu o galardão de Melhor Esperança da Ligue1, sendo o primeiro estrangeiro a conseguir o prémio.

Esta época já conta com dezassete jogos, treze para o campeonato e quatro para a Liga Europa, somando para já um golo, mas vai com quase o mesmo número de minutos de toda a época passada o que mostra bem a afirmação deste pequeno prodígio.

É também internacional pelas camadas jovens do seu país, contabilizando internacionalizações nos sub-17, sub-18 e sub-19, estando inclusive presente no Europeu de Sub-17 em 2007 onde a Bélgica chegou às semi-finais, perdendo apenas para a Espanha em grandes penalidades, no mesmo ano participou também no Campeonato do Mundo do escalão realizado na Coreia do Sul. No ano passado chegou também à equipa A, estreando-se pela selecção nacional frente ao Luxemburgo.

Com uma técnica fantástica, drible curto, velocidade de explosão e de decisão Eden Hazard é um avançado móvel muito perigoso e desequilibrador, como médio ofensivo, nas alas ou nas costas de um avançado mais fixo a sua irreverência, impressibilidade e talento fazem esquecer a sua altura e físico (1,70m e 69kg), mas ainda assim não se limita aos atributos de fantasista, é agressivo, forte na condução e protecção do esférico e tem na sua visão de jogo um dos principais atributos.

Ainda muito jovem para se perceber até que ponto pode ir o seu talento, Hazard tem um grande futuro à sua frente e potencial para o enfrentar, já muito se fala da sua saída para outros clubes, havendo mesmo o interesse de grandes colossos do futebol mundial como Inter, Juventus, Real Madrid, Barcelona, Arsenal, Chelsea e Man Utd. Só com o tempo veremos com progride este pequeno prodígio belga.

Videografia:
Eden Hazard - Video I
Eden Hazard - Video II
Eden Hazard - Video III
Eden Hazard - Video IV

2 comentários:

rfmcweb disse...

Nao conheco..Mas parece-me um grande jogador..

Apoiem a vossa selecção!

http://apoiaportugal.blogspot.com/

FutebolStorming disse...

Boa análise e "descoberta" deste jogador. Parece bastante interessante e certamente com bom futuro pela frente.

http://futebolstorming.blogspot.com

Onde o futebol é visto a quatro dimensões! Visitem!