Gareth Bale (Tottenham), futuro leão? I

O Correio da Manhã notíciou que o Sporting estaria perto de conseguir por empréstimo três reforços na Premier League, Roman Pavlyuchenko e Gareth Bale, ambos do Tottenham e Zoran Tosic do Man Utd, todos por empréstimo, dando mais atenção aos dois jovens posto aqui uma análise do Ricardo Faria sobre o defesa esquerdo galês, no próximo post falaremos do extremo dos Red Devils.


Bale nasceu em Cardiff, capital do País de Gales. O seu talento foi evidente desde muito cedo, sobretudo pela categoria do seu pé esquerdo. Foi enquanto estava na Escola que chamou a atenção do Southampton, com apenas 9 anos, depois de ter jogado num torneio de 5 pelo seu primeiro clube: Cardiff Civil Service Football Club. Na sua Escola, para além do Futebol, chegou a praticar râguebi, hóquei e atletismo. Devido ao facto de a sua habilidade ser superior à dos restantes colegas, o seu professor “obrigou-o” a jogar ao 1º toque e evitar usar o seu pé esquerdo. Certamente estas medidas ajudaram-no a tornar-se num jogador mais completo.


Apesar de ter agradado ao Shouthampton, apenas quando completou 16 anos é que se mudou para terras de Sua Majestade. Até lá, treinava e jogava num clube-satélite do clube inglês. Poderia pensar-se num período da adaptação ao novo modo de vida, mas Bale decidiu “pegar de estaca” na principal equipa do Shouthampton, apesar de ainda marca presença nas camadas jovens do clube. Sendo assim, com apenas 16 anos de 275 dias, foi o 2º jogador mais jovem de sempre a jogar pelos “Saints”, quando se estreou frente ao Millwall a 17 de Abril de 2006. O mais jovem foi Theo Walcott.

A 6 de Agosto de 2006, Bale apontou o seu primeiro golo ao apontar um livre directo, num jogo frente ao Derby County e que terminou com um empate a 2. Os golos foram-se sucedendo, sobretudo na cobrança de livres directos. Esta é uma característica que Bale possui e tem o desejo de se afirmar como um dos maiores especialistas neste tipo de lances.

Em Dezembro de 2006 venceu o prémio Carwyn James atribuído pela BBC Galesa ao Jovem Desportista do Ano. Ao terminar a sua primeira temporada como profissional, Bale foi também nomeado o Jovem Jogador do Ano no Campeonato. No total, esteve presente em 45 encontros pelo Shouthampton, marcando por 5 ocasiões.

A sua transferência para o Tottenham ficou concluída no dia 25 de Maio de 2007, assinando um contracto por 4 anos. A sua estreia aconteceu num amigável no dia 12 de Julho e Bale teve de sair a poucos minutos do final do jogo, devido a uma lesão. A estreia em jogos oficiais foi a 26 de Agosto contra o colosso Manchester United. No jogo seguinte, Bale quis mostrar serviço e marcou o seu primeiro golo com a nova camisola. A 2 de Dezembro de 2007, na jornada frente ao Birmingham, Gareth Bale, contraiu uma grave lesão na coxa e perdeu o resto da temporada.

A ausência prolongada devido a lesão, fez com que na temporada 2007/08 tivesse participado em poucos encontros. Foram apenas 9 jogos para a Premier League e 2 golos. Gareth Bale também detém um record curioso depois ter superado Giles Barnes do Derby County ao não vencer de forma consecutiva para a Premier League há 21 jogos. Coincidentemente, as vitórias conquistadas durante esse período não tiveram a participação de Bale.

Na temporada de 2008/09, participou em 12 jogos referentes à Premier League, e como já foi referido, com ele em campo o Tottenham ainda não venceu. Na Taça UEFA, a carreira parece ser mais positiva, visto que venceu metade jogos dos jogos em que participou e perdeu apenas 1 (3 vitórias, 2 empates, 1 derrota). Quanto aos golos, esta temporada ainda não surgiram, nem mesmo através da cobrança de livres directos.

Gareth Bale fez a sua estreia sénior ao nível de selecções no final da época 2005/06 quando se estreou no dia 27 de Maio de 2006. Tornou-se no mais jovem jogador a estrear-se pela selecção do País de Gales, superando Lewin Nyatanga. De referir que tinha apenas 16 anos e 315 dias. Impressionante!

No dia 7 de Outubro de 2006, mais um record. Desta feita, foi o facto de ter sido o jogador de origem galesa a marcar um golo pela sua selecção AA com menor idade. Foi num jogo de apuramento para o Campeonato da Europa de 2008 contra a Eslováquia e, Bale fez o gosto a pé ao marcar de… livre directo. Brian Flynn, seleccionado sub-21 do País de Gales, comentou o potencial de Bale referindo que pode ser dos melhores a nível mundial. Continuou, ao comparar o pé esquerdo e a sua habilidade de marcar livres ao compatriota Ryan Giggs.

Este jovem jogador fez também parte da equipa do Tottenham que venceu a Taça da Liga em 2008.


Nome: Gareth Bale
Data de Nascimento: 16/07/1989 (20 anos)
Local de Nascimento: Cardiff (País de Gales)
Nacionalidade: País de Gales
Altura: 183 cm
Peso: 74 Kg
Clube: Tottenham (Inglaterra)
Posição: Defesa/Ala Esquerdo
Camisola Nº: 3

Videografia:
Gareth Bale - Video I
Gareth Bale - Video II
Gareth Bale - Video III

0 comentários: