Zoran Tosic (Man Utd), futuro leão? II

Ontem falamos de Gareth Bale e hoje é tempo de analisar o outro jovem de que supostamente o Sporting está interessado, novamente pela análise de Ricardo Faria é tempo de falar de Zoran Tosic, médio ofensivo do Manchester United.


Nascido em Zrenjanin na Sérvia, Tosic começou a sua carreira de futebolista Proleter Zrenjanin no início da época 2004/05, quando havia completado 17 anos. Apesar da idade, ainda participou em 7 partidas até rumar para outro clube no final da temporada 2005/06. Tosic mudou-se para o outro clube da sua cidade-natal: o Banat Zrenjanin. Neste clube a sua utilização deixou de ser esporádica e passou a ser mais frequente, como se pode concluir pela participação em 25 partidas e pelos 2 golos marcados, apenas numa época (2006/07).


Rumou então a um dos clubes mais emblemáticos do seu país num contrato assinado a 6 de Agosto de 2007 com a duração de 4 anos. Permaneceu no Partizan até ao início deste ano. Pelo caminho alinhou em 49 partidas com 14 golos marcados. Na 1ª época que completou ao serviço do Partizan conquistou a dobradinha, vencendo a respectiva Liga de Futebol e a Taça da Sérvia.

A 22 de Dezembro de 2008 o tablóide Daily Mail dava conta de um entendimento existente entre o Manchester United e o Partizan para a aquisição de Ljajic e Tosic. Quanto a este último e dada a vontade de o clube inglês querer contar logo com ele, surgiram as já habituais complicações no que diz respeito à obtenção da Licença de Trabalho, já que Tosic não tinha cumprido 75% dos jogos da sua selecção no último ano. Mas, como já aconteceu várias vezes, foi aberta mais uma excepção e, a 2 de Janeiro a contratação foi oficializada.

A sua primeira convocatória surgiu a 20 de Janeiro num jogo que opunha o United ao Derby County para a Taça da Liga. Infelizmente para ele, não seria este o dia da sua estreia. Esse dia apareceu 4 dias depois, desta feita contra o Tottenham para a Taça de Inglaterra, quando rendeu aos 72 minutos o Bola de Ouro 2008 Cristiano Ronaldo. A estreia na Premier League surgiu na goleada imposta ao West Bromwich Albion (5-0), entrando para o lugar de Berbatov aos 77 minutos.

Na cena internacional, Tosic fez a estreia pela Sérvia Sub-21 a 23 de Março de 2007 frente à Bélgica. Para nosso mal, Tosic apontou o seu 1º golo pela referida selecção 4 dias depois contra Portugal. Fez também parte da equipa sérvia Sub-21 que esteve presente no Campeonato da Europa de Futebol Sub-21 de 2007, realizado na Holanda. No dia 31 de Agosto de 2007, Tosic recebeu a sua primeira convocatória para a dupla jornada da Sérvia com Finlândia e Portugal, relativo às selecções AA. Desde esse dia, somou 13 internacionalizações, ainda sem nenhum golo marcado.

Apesar de ainda não ter conseguido impor o seu lugar no Man Utd Zoran Tosic é um médio ofensivo que apesar de estar mais à vontade sobre a esquerda pode alinhar quer no meio, quer na direita, um pouco à imagem de Vuckevic que poderá ser seu companheiro no Sporting. É rápido, dotado tecnicamente e dono de um pé esquerdo que facturou 14 golos ao serviço do Partizan, devido principalmente ao seu remate forte e à sua especialidade em livres directos.


Nome: Zoran Tosic
Data de Nascimento: 28/04/1987 (20 anos)
Local de Nascimento: Zrenjanin (Sérvia)
Nacionalidade: Sérvia
Altura: 171 cm
Peso: 69 Kg
Clube: Man Utd (Inglaterra)
Posição: Médio Ofensivo
Camisola Nº: 14

Videografia:
Zoran Tosic - Video I
Zoran Tosic - Video II
Zoran Tosic - Video III

0 comentários: