Iker Muniain (Athl. Bilbao), a bomba do País Basco

No fim-de-semana conversava com alguns amigos acerca da interacção altura – talento, pois repleto está o nosso futebol de jogadores que contrariam a lógica e mesmo com alturas inferiores a 1,70m conseguem desequilibrar e impor o seu talento e potencial. Ainda há poucos dias Messi recebeu a Bola de Ouro que o consagra como melhor jogador da actualidade e nessa votação não creio que alguém tenha dado importância ao seu 1,69m de altura. No entanto cada vez mais os jovens baixotes perdem espaço e não são vistos como apostas para o futuro.

Felizmente por todo o lado os pequeninos vão me dando razão, no país vizinho, numa região tão especial como fechada, de onde nos chegam constantes notícias de atentados e golpes terroristas, uma nova “bomba” explodiu, de seu nome Iker Muniain, avançado que se tornou no goleador mais jovem da Liga espanhola, aos 16 anos e 289 dias de idade, depois do tento apontado ao Real Valladolid, quebrando assim o recorde que pertencia a Xisco Nadal.


Muniain, produto da formação do Athletic Bilbao, tem batido todos os recordes no clube sendo o jogador mais jovem a estrear-se e a marcar na Liga Europa, frente aos suíços do BSC Young Boys, o jogador mais jovem a vestir a camisola do clube na La Liga e também o mais jovem goleador da prova. Ainda este fim-de-semana voltou a entrar e a marcar, na derrota por 2-1 frente ao Valencia, num jogo onde mostrou mais uma vez todo o seu potencial. É já considerado a maior promessa do clube basco e uma das maiores de Espanha. O Athletic Bilbao renovou recentemente com ele até 2015, mas com apenas 16 anos espera-se muito interesse neste jovem prodígio basco.

É baixote (1,69m), mas o número vinte e sete dos rojiblancos tem velocidade, imprevisibilidade e talento de sobra, actua preferencialmente como avançado móvel possuindo uma mobilidade fantástica por toda a largura do ataque, sendo comum vê-lo a cair sobre algumas das faixas, dando uso à sua explosão e velocidade, passando adversários com uma técnica e agilidade impressionante para a sua idade. Muniain aproveita o seu baixo centro de gravidade para deixar para trás os adversários nos dois flancos e, com repentinas mudanças de velocidade, aparecer junto às zonas de finalização, na área contrária. Para além disso não se encerra nas manobras ofensivas, tem a raça e capacidade de trabalho características da sua região e ajuda por isso nas transições defensivas e na organização defensiva.

Apesar de apenas em Dezembro completar 17 anos, o internacional Sub-17 espanhol é bastante respeitado pelos colegas de equipa no balneário. "Aqueles que já cá estão há mais tempo protegem-no", explicou Caparrós. "Ele é jovem e muito extrovertido, o que ajudou na sua integração", e terá no seu treinador um forte aliado, já que o mesmo foi o principal responsável pela sua chamada à primeira equipa, depois de em 2007/08 ter feito a pré-temporada com os seniores e actuado mesmo em alguns jogos particulares, regressando depois às camadas jovens. Esta época, porém, Caparrós decidiu-se a apostar na nova pérola do Athletic Bilbao e pelos vistos tem dado resultado.

Apelidado pelos colegas por “Bart Simpson”, Muniain terá a que tudo indica um grande futuro à sua frente, resta seguir as pisadas deste “pequeno” grande jogador, mais um que prova que qualidade nada tem a ver com tamanho.

Videografia:
Iker Muniain - Video I
Iker Muniain - Video II
Iker Muniain - Video III

1 comentários:

Rui Lança disse...

Belo trabalho sobre este que poderá vir a ser um grande jogador! Vamos ver se os Bascos o aguentam por ali.

Aproveito para te dizer que tenho no meu blog um tema muito bom escrito pelo Luis Vilar, Prof. da Lusófona numas áreas que tinhamos falado.

http://coachdocoach.blogspot.com/