CAN 2010: Jogadores a Observar (Avançados)

Com a CAN a ficar marcada pelos incidentes ocorridos com a selecção do Togo, Gervinho e Adyiah parecem dois bons motivos para, no futuro, nos recordarmos desta competição pelos seus intérpretes dentro das 4 linhas e não por questões extra-futebol.

Gervinho, para além de uma figura na CAN'10 é também uma ameaça que a selecção portuguesa vai enfrentar no Campeonato do Mundo, quando defrontar a Costa do Marfim. Tudo isto são bons motivos para seguirmos atentamente este jovem avançado costa-marfinense, actualmente ao serviço do Lille e melhor marcador da Ligue 1. Gervinho nasceu a 27 de Maio de 1987, na cidade de Anyama e começou a sua carreira futebolística em 1998 na famosa academia ASEC Abidjan que já deu ao futebol alguns dos seus maiores talentos, como Drogba ou os irmãos Touré. Depois de algum tempo no Toumodi, a ponte para a Europa foi o Beveren da Liga Belga, onde ainda completou parte da sua formação. A época 2005/06 marca a sua estreia no futebol sénior. Duas temporadas depois dá o salto para a Ligue 1, desta feita para o Le Mans. No Le Mans brilhou e deslumbrou bastantes emblemas desejosos por contar com os seus serviços. Falou-se de Marselha, Paris-Saint Germain, Mónaco e também dos británicos Tottenham e Arsenal, pois o Arsene Wenger tinha ficado deliciado com Gervinho, ainda ele brilhava no Beveren.

Contudo, no defeso de 2009 transferiu-se para o Lille, numa transferência que terá rendido aos cofres do Le Mans 8 Milhões de Euros. O trajecto deste avançado na selecção da Costa do Marfim é já relativamente longo, tendo em conta a sua idade. Representou a sua selecção principal pela primeira vez em Novembro de 2007. Esteve também presente nos Jogos Olímpicos Pequim'08. Antes disso, ainda esteve na Taça das Nações Africanas 2008, realizada no Gana e onde Gervinho envergou a "mítica" camisola 10. Gervinho tem tudo para ser um dos grandes avançados na Europa, como provam os seus números na sempre competitiva Ligue 1 e também na Liga Europa, onde é já dos melhores marcadores nas duas competições, mesmo representando uma equipa que não é favorita à vitória final, quer na Ligue 1 quer na Liga Europa. No início da carreira, Gervinho actuava mais como extremo direito, mas quando jogou pelo centro provou ser uma aposta acertada e as prestações compravam isso mesmo acerca daquele que é já apelidado do sucessor de Drogba.


Nome: Gervais Yao Kouassi
Data de Nascimento: 27/5/1987 (22 anos)
Local de Nascimento: Ányama (Costa do Marfim)
Nacionalidade: Costa do Marfim
Altura: 179 cm
Peso: 66 kg
Clube: Lille (França)
Posição: Extremo Direito, Avançado
Camisola Nº: 27

Videografia:
Gervinho - Video I


O outro jogador merecedor de destaque neste post é Dominic Adiyiah, que se transferiu recentemente para o AC Milan, muito em parte devido ao seu desempenho no Campeonato do Mundo Sub-20, onde arrecadou os prémios de melhor jogador e melhor marcador, sucedendo a Sergio Kun Aguero. Nascido a 10 de Novembro de 1989, Adiyiah começou a praticar futebol na Academia do Feyenoord e representou este clube no principal campeonato ganês, a One Touch League. Transferiu-se depois para uns dos principais clubes do seu país, o Hearts of Lions, onde, em 2006/07, foi o MVP da competição, o que fez com que os noruegueses do Fredrikstad FK se interessassem por ele. Apesar de não ser um clube e uma liga de topo, sempre teria outra visibilidade para ir para um clube de topo, que não teria se continuasse no continente africano. A jogar nos Sub-20 ganeses desde 2008, Adiyiah, chegou ao Campeonato do Mundo Sub-20 no Egipto como uma das figuras da sua selecção, o que se comprovou na totalidade. Depois de vencer o Mundial e sagrar-se o melhor marcador com 8 golos, o assédio dos grandes clubes europeus foi bastantes mas, em Novembro já Adriano Galliani havia anunciado a sua contratação.

De facto, a sua frieza na hora de rematar à baliza é notável, assim como as estatísticas que conseguiu ao serviço dos Sub-20, pois em 16 jogos marcou 17 golos. Impressionante! Como alguns companheiros da selecção no Mundial de Sub-20 do Gana, tornou-se pela primeira vez internacional AA a 3 de Novembro num particular frente ao Mali. Apesar de não ser propriamente alto nem forte fisicamente, Adiyiah consegue movimentar-se bem na área e aliado à frieza que possui, é meio caminha andando para atingir os golos que tem conseguido.


Nome: Dominic Adiyiah
Data de Nascimento: 10/11/1989 (20 anos)
Local de Nascimento: Accra (Gana)
Nacionalidade: Gana
Altura: 172 cm
Peso: 71 kg
Clube: AC Milan (Itália)
Posição: Ponta de Lança
Camisola Nº: 20

Videografia:
Dominic Adiyiah - Video I


Apesar destas figuras, na CAN também se destacam outros jovens valores, como por exemplo, Victor Obinna, nigeriano de 22 anos que está emprestado pelo Inter ao Málaga, que brilhou nos últimos Jogos Olímpicos ao ajudar a sua selecção a atingir a final da competição. Um dos jogadores a ganhar com a saída de Gervinho do Le Mans, foi o maliano Mobido Maiga, que assim passou a ser mais utilizado. Tem 22 anos e a CAN é a primeira fase final que disputa com a sua selecção. André Ayew também brilhou no último Campeonato do Mundo Sub-20 e tem como "recompensa" a presença na fase final da Taça das Naçõs Africanas. Este extremo de 20 anos está ainda à procura da afirmação em França, representa o Arles-Avignon, emprestado pelo Marselha. Em Itália, mais propriamente na Udinese, brilha um outro avançado ganês, indicando as grandes perspectivas de futuro que o Gana tem. Trata-se de Kwadwo Asamoah, 21 anos, que apesar de utilização regular ainda não facturou na Série A. Voltando à Ligue 1, desta feita, ao Mónaco, encontramos Serge Gakpé, com 22 anos. Natural de Bordéus, escolheu representar a selecção do Togo. Aos 22 anos, o gabonês Aubameyang, está emprestado pelo Avellino, clube da Série B italiana, ao Eupen, da 2ª Divisão Belga, depois de já ter representado o AC Milan. Em Israel, ao serviço do Maccabi Telavive, destaca-se Emmanuel Mayuka, nascido na Zâmbia há 19 anos, que aos 17 já estava integrado com a selecção principal zambiana na CAN.

Pela selecção de Angola destacam-se Job e Djalma, que certamente fará muita falta ao Marítimo. Outro jogador que militava no nosso principal campeonato é Isoouf Ouattara, sugerido pelo seleccionador do Burkina Faso à U. Leiria, que acedeu a contratar o jogador. Na selecção de Moçambique o avançado que merece destaque é o jovem Hélder Palembe.

0 comentários: