África do Sul 2010: Notas sobre Portugal

Portugal acaba de conseguir o apuramento para os oitavos-de-final no Campeonato do Mundo, depois de um empate sem golos frente à canarinha, uma fase de grupos em que apesar de alguma contestação inicial a selecção de Queiroz cumpriu o seu dever, empates a zero frente aos dois adversários mais fortes e uma goleada à Coreia do Norte que nos garantiu um lugar na próxima fase.

Desde o início as minhas expectativas para a nossa selecção não são muito altas mas ainda assim penso que temos um grupo capaz de um bom Mundial, o registo defensivo tem sido bom, Eduardo não tem falhado e quando é chamado tem estado bem, a dupla R.Carvalho - Bruno Alves tem cumprido, apesar de achar que têm facilitado em demasia na construção, na direita nenhum dos três laterais me convenceu, já na esquerda está para mim aquele que tem sido o melhor jogador português na África do Sul, em três jogos Fábio Coentrão pôs fim a anos de dúvidas e preocupações e tem emergido como um jogador fundamental para a equipa das quinas, seguro, aguerrido e concentrado defensivamente, rápido, inteligente e desequilibrador no ataque Coentrão tem sido enorme na terra de Nelson Mandela. O resto da equipa tem trabalhado bem o modelo de jogo neste aspecto, sabendo onde pressionar (exceptuando algumas falhas individuais, como as de Danny hoje), conseguindo compensar as movimentações e cumprindo os princípios zonais.

Ofensivamente acho que temos deixado bastante a desejar, é verdade que goleamos a Coreia do Norte por 7-0 mas mesmo assim não me convence o desempenho ofensivo da equipa, principalmente em organização ofensiva, o meio campo tanto no jogo inicial como neste parece-me lento, pouco dinâmico e demasiado previsível, falhamos demasiados passes e as opções de qualidade não são muitas. Ainda assim penso que podemos fazer mais e nos oitavos espero um melhor registo.

Veremos quem vamos defrontar nos oitavos, a Suíça parece-me mais acessível, mas gosto muito do Chile e da Espanha, por isso, para bem do futebol gostava que seguissem as duas.

1 comentários:

Anónimo disse...

Concordo, Portugal podia estar a dar bem mais!