África do Sul 2010: Habla español?

A Espanha protagonizou a primeira grande surpresa deste Mundial ao perder frente à Suíça por 1-0, o tiki taka não chegou para vencer uma Suíça de Ottmar Hitzfeld que funcionou quase como um relógio, sempre no mesmo ritmo, consistente e consciente do que tinha a fazer, foi feliz e agora os espanhóis têm que se mexer mais, mas o futebol espanhol chegou para me convencer. Acredito no bom futebol, na qualidade de um modelo e de uma idêntidade que é quanto a mim superior e por isso acredito nesta Espanha, espero que "nuestros hermanos" mostrem que estou correcto.

Ontem falei da Argentina como uma das minhas desilusões pessoais face a este Mundial e parece que a selecção das pampas não achou muita piada a isso, descarregando em cima da Coreia do Sul e ganhando assim mais protagonismo na prova. A equipa de Maradona tem "la mano de Dios", uma equipa que se pode amar como se pode odiar, quase como uma religião, reflexo do próprio Deus, Diego. Continuo desiludido por não ser mais coerente, mais organizada, mais brilhante do ponto de vista colectivo, por isso mesmo uma parte de mim odeia que não se utilize tanta qualidade em prol de um modelo colectivo de jogo, no entanto a selecção argentina tem do ponto de vista individual uma das equipas mais fortes deste Mundial e seguramente a mais criativa das que disputam o "sonho africano", por isso brilhou frente aos coreanos, e vai continuar a brilhar. Com o apuramento garantido estou curioso para ver esta equipa contra selecções mais fortes e organizadas, a Argentina parece-me ter potencial para ser intensa, trabalha com alguma qualidade as bolas paradas e pela qualidade individual vai fazer a diferença, do meio para a frente é fortissima, frente à Coreia do Norte jogaram Maxi Rodriguez, Messi, Di Maria, Tevez e Higuain, que se mostrou muito bem com o primeiro hat-trick do Mundial (arrisco dizer que será um dos poucos), mas ficaram no banco jogadores como Pastore, Palermo, Milito e Kun Aguero (que entrou e deu uma forma incrível ao ataque alviceleste), o que mostra o leque de opções de Maradona.

Por isso mesmo e por mais que a disciplina táctica não seja a melhor, esta equipa argentina vai ter a sua palavra a dizer, veremos até onde pode ir a criatividade de Messi e companhia.


Uruguai, Chile e México, aroma sul-americano

Ainda não consegui ver todas as equipas deste Mundial mas do que tenho visto as selecções sul-americanas têm conseguido o meu interesse, principalmente Uruguai e Chile. Depois da vitória frente à África do Sul, a selecção de Oscar Tabarez deu um passo importante rumo à qualificação, com Forlan como principal estrela os Charrúas têm uma equipa muito engraçada e forte, tenho dúvidas que consigam chegar muito longe depois da fase de grupos mas é uma equipa interessante para se seguir. Já o Chile, é para mim, uma das grandes surpresas da prova, Marcelo Bielsa tem um grupo sem grandes referências do ponto de vista individual, mas é uma selecção jovem (dos 11 iniciais que jogaram frente às Honduras o jogador mais velho foi Rodrigo Millar com 28 anos), do que tenho visto, das mais complexas e eficazes tacticamente e com bons princípios, vou gostar de os ver nos próximos jogos.
O México que enquanto escrevo este texto vence uma França apática de Raymond Domenech por 2-0, é mais uma boa surpresa, tem uma equipa capaz, com alguns destaques individuais interessantes e que pelo que tem jogado merece uma passagem à próxima fase, gostava muito de ver Uruguai e México na frente do Grupo A.

0 comentários: