África do Sul 2010: Primeiras impressões

Faltando apenas jogar as selecções do Grupo H, e consequentemente a Espanha, para mim principal favorita à conquista no ceptro em terras africanas, o Mundial tem corrido num ritmo pacífico, sem grandes surpresas e com algumas das desilusões do costume. Desde logo a lesão de alguns jogadores importantes deixou-me um pouco apreensivo, Ballack, Adler, Ferdinand, Beckham, Owen, Gibbs, Essien, Cabañas, Bosingwa e Nani (?) eram, por razões diferentes, jogadores interessantes para a competição.

Do que tenho visto destaque para a Alemanha, muito forte colectivamente, organizada, mais criativa do que é habitual e por isso forte candidata, para a Holanda, que se mantém fiel ao seu futebol fantástico, cheio de apoios e mobilidade, cria muitas oportunidades e se conseguir algum controlo defensivo será um caso sério, para o Brasil, que apesar de não ter sido fantástico frente à Coreia do Norte, tem como é hábito um conjunto de individualidades incrível e Dunga parece ter imposto uma organização mais acentuada na canarinha. Gostei também das selecções asiáticas, Coreia do Sul e Japão, com boa organização, irreverência e já alguma qualidade individual.

Pequenas desilusões para mim têm sido a França, Argentina, Inglaterra e Itália, e apesar de acreditar que as quatro ultrapassam a fase de grupos, o futebol demonstrado deixou a desejar, França e Itália penso que devem subir de nível no próximo jogo, já a Argentina de Diego Maradona e a Inglaterra de Fabio Cappelo não me trazem grandes esperanças, a selecção das pampas aparece pouco organizada, demasiado focalizada nos rasgos individuais de Messi e apesar de ter qualidade individual de sobra estou expectante quanto ao seu futuro nas terras de Mandela, quanto à selecção da rosa, frente aos EUA Rooney e companhia deixaram muito a desejar, falta dinamismo e qualidade ao jogo inglês, veremos como evoluí.

Tenho de falar claro de Portugal, não coloquei a selecção das quinas como desilusão porque já esperava este registo, uma equipa que joga tão devagar como a nossa só pode esperar desempenhos medíocres, a primeira parte foi horrível, apenas o remate de Ronaldo mexeu 45 minutos de um futebol lento, pouco objectivo e sem imaginação no segundo tempo subimos de produção, até pelas trocas de Danny e Deco, duas unidades a menos na equipa de Queiroz, mas mesmo assim pouco fizemos para ultrapassar os elefantes de marfim, bem organizados e demasiado fortes nos duelos individuais. Quanto a mim o 442 losango seria uma opção mais válida, mas é sobretudo a atitude que tem de ser mudada, Deco fez um jogo horrível, sempre lento, pouco pressionante, até na sua substituição mostrou pouca entrega ao jogo, saiu directo para os balneários, num jogo de grande importância para Portugal e no pós-jogo ainda fez questão de criticar Queiroz. A equipa precisa de Pepe como pivot, um meio campo mais dinâmico, Ruben Amorim poderá ser uma boa opção, Simão nas costas dos avançados e Liedson com Ronaldo na frente, se não mudarmos a atitude, dinamismo e objectividade dificilmente recordaremos com saudade este Mundial.

Veremos como correm os próximos jogos, fico à espera da Espanha de Xavi e Iniesta, se tudo correr bem, o maior diamante no solo africano.

0 comentários: