Costinha, Braz da Silva e Miguel Sousa Tavares

Costinha não é, pelo menos para mim, o exemplo do director desportivo ideal, a personalidade do ex-internacional português deixa a desejar e o seu comportamento desde que assumiu funções no Sporting também, mas daí até às polémicas declarações dadas em entrevista à Sport Tv vai um longo caminho. Um caminho que o Sporting também percorre, desde a formação até ao futebol profissional, o clube leonino está a viver dias de desespero e urge, para bem do futebol nacional, que tome um novo rumo. As recentes polémicas, os conflitos directivos, a saída de Liedson e obviamente a equipa profissional que pela mão de Paulo Sérgio está a cada dia a um passo do abismo não podem ser a imagem de um dos três grandes.

Braz da Silva, um dos que prometem ser o "salvador" de Alvalade ainda não é candidato e já comete erros, pelo menos a julgar pela escolha de treinadores. Fala-se em Rui Faria ou Scolari. Considerar em hipótese estes dois nomes é a imagem clara de que em Portugal não há planeamento, gestão, não há projecto! Em perfil, formação, percurso e fundamentalmente em metodologia, o português e o brasileiro são pólos opostos.

Miguel Sousa Tavares escreveu, num dos seus últimos artigos de opinião, que David Luiz foi muito bem vendido, não vou contestar essa premissa, pois antes disso teremos de perceber a importância/valor (não só desportivo) que Matic terá no Benfica e é importante lembrar que o brasileiro chegou à Luz por um valor muito inferior ao que saiu e deu ainda muito rendimento ao clube encarnado. No entanto contesto plenamente as razões que levam Miguel Sousa Tavares a dizer o que disse, comparar Bruno Alves a David Luiz é não ter um mínimo de sensatez, quando se avalia é bom que se seja imparcial. Bruno Alves não é o melhor central português da sua geração, nem opção indiscutível na selecção nacional enquanto David Luiz tem tudo para ser um dos esteios da selecção brasileira no futuro, só isso diz muito da sua qualidade.


O futebol nacional tem destas coisas e enquanto as tiver nunca aproveitaremos o imenso potencial que temos.

0 comentários: