Liga Vitalis: Competitividade e Juventude!



Em Portugal temos 2 ligas profissionais, no entanto, infelizmente apenas 1 tem a mediatização total e pouca importância se atribui, ainda, à mais competitiva liga portuguesa.
Ao contrário da Liga Sagres em que, à excepção do Boavista de 2001 e o Belenenses de 1946, os candidatos são sempre os 3 grandes, na Liga Vitalis temos um leque alargado de candidatos e naturalmente devido à subida de divisão, um vencedor diferente todos os anos.

A competitividade e o equilíbrio são palavras de ordem na Liga que o Sr. Hermínio Loureiro decidiu, e bem, (re)vitalizar. Actualmente a Liga Vitalis começa a ganhar uma dimensão maior no panorama do futebol em Portugal, patrocinadores oficiais (Vitalis e Carlsberg), uma taça que dá mais relevo aos seus clubes e transmissões televisivas que permitem aos clubes encaixar alguns milhares de euros extras e que permitem ao público poder acompanhar um pouco mais a competição. São medidas que visam dar maior importância a esta liga mas, na minha opinião, ainda curtas, porque pela emoção, pela competitividade, pela qualidade dos jogadores que se vê e pelos próprios clubes, penso que se deveria fazer ainda mais pela Liga mais competitiva de Portugal. Falta ainda maior publicitação, mais gentes nos estádios e mais transmissões televisivas para que se possa acompanhar toda a qualidade que a liga detém.

A nível competitivo, a Liga Vitalis possui uma magia especial, o campeão e os promovidos são uma incerteza, por norma, até à última jornada, bem como os relegados. Raramente uma equipa consegue somar 3 vitórias seguidas e nenhum jogo tem um vencedor antecipado. Muitos jogos acabam com resultados mais próprios de hóquei do que propriamente de futebol, revelando a grande vertente ofensiva das equipas, a título de exemplo,
Olhanense 3-2 Estoril; Covilhã 4-3 Olhanense; Portimonense 5-2 Aves; Gil Vicente 3-2 Santa Clara; Portimonense 2-3 Olhanense; Covilhã 2-4 Santa Clara; Vizela 3-2 Leiria; Santa Clara 5-1 Vizela; Beira-Mar 4-0 Aves;
E os muitos 3-0 que a liga já conheceu.

Não sendo pois de admirar os 161 golos marcados à 9ª jornada, mais 17 que na Liga Sagres à mesma jornada.


É também com grande agrado que noto a enorme presença de jovens nesta liga, grande parte oriundos da formação dos 3 grandes e que aqui procuram afirmar-se e ganhar a oportunidade de serem chamados de volta ou requisitados por 1 clube da primeira.
Vou arriscar, mesmo sabendo da grande probabilidade que tenho em errar, vencedores e derrotados e vou deixar no final uma aposta pessoal numa equipa de futuro, baseada apenas em jovens sub21 e que vão já passeando classe na Liga Vitalis.


OS VENCEDORES

Olhando para as primeiras 9 jornadas e depois de um número maior de jogos observados, sinto-me obrigado a destacar Santa Clara, Gil Vicente e Varzim como os grandes candidatos à subida, abstraindo-me da classificação e olhando ao “jogo” de cada equipa, parecem-me até à altura as equipas mais organizadas e com futebol capaz de se conseguirem manter no topo até ao fim. A minha aposta recai aqui, das 3 sobem 2!

De seguida, temos o Olhanense de Jorge Costa, muito ofensivo mas com grandes lacunas defensivas que podem comprometer o trajecto da equipa. O Beira-Mar com muita gente experiente e que apesar do mau arranque, parece ter acordado com a “chicotada” de Sousa e a promoção do mais jovem treinador dos campeonatos profissionais, Bruno Moura, 2 vitórias em tantos jogos. O Leiria com um dos melhores plantéis da Liga mas que também não arrancou da melhor forma, Manuel Fernandes quer recuperar o tempo perdido por Paulo Alves e vai dizendo que o objectivo é a subida de divisão. Não posso deixar de incluir neste leque de segundas escolhas o Vizela, depois de falhada a subida na época passada mesmo tendo um plantel de luxo á disposição, Carlos Garcia este ano voltou a falhar e à 9ª jornada caiu depois de um embaraçoso resultado nos açores, derrota por 5-1, agora chegou Paulo Alves, precisará de mais sorte do que aquela que teve em Leiria para poder recuperar a desvantagem para os primeiros.


OS DERROTADOS

Parece-me, pela qualidade dos plantéis e pelos resultados até ao momento, que Oliveirense e Gondomar serão os grandes candidatos à descida, Pedro Miguel e Daniel Ramos terão muito trabalho pela frente para conseguirem a tão desejada manutenção. No entanto, Boavista, Aves e Covilhã deverão andar nesta luta até ao fim. O Boavista, apesar do nome e do historial tem uma equipa muito jovem e inexperiente podendo sair prejudicada por isso, o Aves tem mostrado um futebol paupérrimo e sem grandes soluções, o Covilhã apesar do arranque prometedor não me inspira confiança e deverá cair na tabela com o avançar do campeonato.


MANUTENÇÃO

Portimonense, Feirense, Freamunde e Estoril deverão conseguir com alguma tranquilidade a manutenção, mas deixem-me destacar o Freamunde e o Feirense, equipas com orçamentos baixos e, no caso do Freamunde, com muitos jovens na equipa, vão mostrando qualidade e vão ser um osso duro de roer para todos os candidatos, principalmente em casa. E se os deixarem sonhar…


A EQUIPA DO FUTURO!

Uma das características da Liga Vitalis é o grande número de jovens que mostram o seu valor nesta competição.
Fica aqui a minha aposta pessoal em alguns jovens que facilmente deverão chegar à primeira linha do futebol português.

Guarda-redes
Pedro Trigueira – Boavista – 20 anos

Defesas
Luís Pedro – Freamunde – 19 anos
Gilberto – Boavista – 21 Anos
Bura – Covilhã – 19 Anos
Javier Cohene – Olhanense – 21 anos
André Pinto – Santa Clara – 19 anos
Ruben Lima – Aves – 19 Anos
João Gonçalves – Olhanense – 20 anos

Médios
Pedro Moreira – Boavista – 19 anos
Ivan Santos – Boavista – 20 anos
Miguel Rosa – Estoril – 19 anos
Romeu Ribeiro – Aves – 19 anos
André André - Varzim – 19 anos
Castro – Olhanense – 20 anos

Avançados
Zéquinha – Gil Vicente – 21 anos
Marco Matias – Varzim – 19 anos
Yazalde – Varzim – 20 anos
Rui Pedro – Portimonense – 20 anos
Ukra - Olhanense – 20 Anos


Com um plantel destes difícil seria escolher o 11, fica a minha aposta.



Espero que tenha ajudado a despertar um pouco da vossa curiosidade sobre esta Liga e contribuir assim para o crescimento da mesma.

Assinado: José Carlos Magalhães

1 comentários:

Anónimo disse...

adorei o teu artigo :)
e adoro ver jogar o Castro do olhanense