Reabertura de mercado

Entramos na reabertura do mercado de transferências.
É tempo de muito jornal vendido, muitas notícias contraditórias, rumores, mentiras.
É sempre assim todos os anos mas confesso, adoro todo o borburinho que se cria em torno de entradas e saídas. São horas a tentar imaginar as contratações, como encaixariam nos plantéis, as saídas, as lacunas que podem gerar, etc.
Contudo a reabertura do mercado de transferências desta época parece diferente.
Menos borburinho, menos contratações. Os treinadores exigem menos atletas, os dirigentes falam em crise, os empresários “plantam” menos rumores nos jornais e restantes orgãos de comunicação.
Ainda assim registam-se as primeiras mexidas.
Não deixa de ser estranho ouvir falar em novas caras na Reboleira quando se sabe dos problemas financeiros pelos quais atravessam, novas caras no Sado quando se fala em salários em atraso, é realmente tudo muito estranho, ou então não.....
A irresponsabilidade do dirigismo em Portugal é conhecida. Sabemos que os Clubes gastam o que não têm e posteriormente falham os seus compromissos.
Assistimos a uma Liga de Clubes de braços cruzados, impávida e serena, que em tempos apregoou um apertado controlo às finanças dos Clubes mas que permite que o Estrela de Amadora continue na Liga Sagres, manchando o nosso Futebol com promessas de pagamentos de salários constantemente adiadas, levando os jogadores a avisos de greve.

Mas relaxe, se acha que este é um texto de revolta e contra o nosso Dirigismo está enganado, seria falar mais do mesmo. Se quem tem poder nada faz para acabar com a “fantochada” também não serei eu a gastar o meu latim.

Comecei por dizer que me agrada o borburinho em torno de contratações e é sobre isso que me apetece falar.
Apetece-me falar sobre valores emergentes no nosso Futebol que podem e devem ser aproveitados, sobretudo em tempos de crise, em tempos de contenção Financeira.
Temos muitos e bons valores, para todos os gostos e para todas as carteiras.
Ah...esqueci-me. Em Portugal contrata-se tudo o que vem de fora, de valor duvidoso, supostamente por serem mais baratos.
Cá para nós.... o barato sai caro quando se erra constantemente no casting, as “luvas” de empresários e outros a dirigentes são mais apetecíveis, os Clubes que paguem a factura da irresponsabilidade e amadorismo dos nossos Dirigentes.

Mas vamos ao que interessa, vamos falar daqueles que deveriam ser os verdadeiros protagonistas, os jogadores, sobretudo os bons jogadores.
Aqui fica uma lista de atletas que realmente têm qualidade e devem ser observados com detalhe.

No FC Porto mora um guerreiro, um jogador “á Porto”. Quem acompanhou o meu blog sabe de quem estou a falar, uma vez que sou apreciador das suas qualidades desde as camadas jovens. Falo do jovem Daniel Candeias, extremo de 21 anos de idade.
Potente, veloz, forte no 1x1, Candeias é um jogador sub aproveitado pelo Prof. Jesualdo Ferreira que prefere continuar a insistir no flop Mariano Gonzalez (talvez para justificar a sua decisão de o manter no plantel).

No sensacional Leixões mora o melhor Guarda-Redes Português da actualidade, Beto. Com 27anos de idade ainda é um “jovem” no seu posto específico. Ágil, felino, Beto é um caso gritante de falta de aproveitamento de talento. Merecia estar num grande, já estaria certamente na Selecção Nacional.
Mas o Leixões não se fica por Beto. O médio Braga é extremamente eficiente e competitivo, que lhe relembro é proveniente do modesto Leça. De referir também, pela época que tem feito e pela versatilidade que releva, Bruno China que garante rendimento e regularidade.
No Braga a qualidade abunda mas gostaria de salientar a dupla defensiva: Rodriguez e Móises.
Na Madeira a rivalidade é grande e a prestação das duas equipas, Marítimo e Nacional, tem sido muito positiva. Para tal muito contribui as prestações do fantasista Marcinho e do supersónico Djalma (este com 22 anos) pelo Marítimo e os golos de Nenê pelo Nacional.
No falido Estrela, Nuno André Coelho é quase uma certeza. Jovem emprestado pelo FC Porto, cedo dispontou nas camadas jovens mas foi no célebre Torneio de Toulon que garantiu a atenção dos Portistas tendo em vista o futuro. Continua no Estrela mas adivinha-se um novo “Bruno Alves” no Dragão.
Na Naval de Ulisses Morais mora um jovem talento pouco aproveitado, João Ribeiro. Extremo de 22 anos de idade, tem falhado sucessivamente a sua afirmação no escalão maior do nosso Futebol, mas garanto... Futebol não lhe falta. Ainda na equipa da Figueira atenção ao Francês de 27 anos de idade Alex Hauw.
Continuando a nossa viagem pelo escalão máximo do Futebol Português, “aterramos” em Paços de Ferreira para salientar o excelente campeonato que o oportunista William tem feito.
No Sado mora um lateral esquerdo com grande margem de progressão, o tipo de jogador a que costumo chamar de projecto de jogador. Cissokho é um lateral esquerdo de 22 anos de idade com grande margem de progressão. Boa estrutura morfológica, lateral moderno que defende bem mas que apoia o ataque percorrendo regularmente todo o flanco. Ainda não dá garantias de fiabilidade a 100% mas com trabalho e paciência estamos perante um bom valor do Campeonato Nacional. Ainda na equipa de Daúto Faquirá.. .gostaria de destacar o central Robson, jogador sóbrio, duro, forte no jogo aéreo.

Termino a viagem pela Liga Sagres no Rio Ave. Em Vila do Conde mora uma das grandes revelações da Liga Sagres. Miguel Lopes lateral direito de 23 anos de idade, formado no SL Benfica, tem revelado potencial e margem para se afirmar no nosso Futebol. “Raçudo”, inteligente a fechar os espaços, revela um enorme pulmão e uma capacidade de criar desiquilíbrios quando efectua movimentos verticais ofensivos muito interessante.

Se o leitor acha que a lista já está terminada, desengane-se.
Não poderia despedir-me sem referir alguns valores que quanto a mim vão brilhar em breve na Liga Sagres mas que para já vão amadurecendo e conquistando o seu espaço na Liga Vitalis.

André Pinto do Santa Clara é um desses exemplos. Emprestado pelo FC Porto, está a fazer a sua primeira época sénior mas nem isso o impediu de garantir a titularidade num dos Clubes mais competitivos da Liga Vitalis. É um valor seguro do nosso Futebol e será certamente uma aposta do FC Porto no futuro.
Ainda no centro da defesa gostaria de destacar a revelação Luis Pedro do Freamunde, aposta do técnico Jorge Regadas, e Javier Cohene central Paraguaio do líder Olhanense.

No meio campo destacaria dois jogadores que me cativaram ainda nas camadas jovens, o todo o terreno Castro e o organizador de jogo Pedro Moreira.
Castro, formado no FC Porto, está emprestado ao Olhanense e é sob a batuta de um ex símbolo do seu Clube de origem que está a ganhar o seu espaço no Futebol Nacional. Para caracterizar melhor este jogador nada melhor do que referir que Castro é um jogador bem á imagem do seu treinador, Jorge Costa. Trabalhador incansável, revela um pulmão e atitude enormes.
Quanto a Pedro Moreira, jogador formado no Boavista mas já contratado pelo FC Porto (mantem-se no Bessa emprestado), é um jogador que revela classe nos pormenores. Joga sempre de cabeça levantada, revela muita qualidade no passe e excelente visão de jogo...tem futuro.

Na frente de ataque destacaria Yazalde que entretanto se transferiu para Braga. Jogador extremamente possante, Yazalde é forte na movimentação, rápido com e sem bola e agressivo na hora de atacar a baliza. Sob as ordens de Jorge Jesus poderá potenciar o seu futebol e tornar-se num avançado de referência.

Já estou cansado, em poucos minutos fiz uma viagem pelos quatro cantos de Portugal no sentido de vos conseguir apontar alguns valores que quanto a mim são seguros.
Agora é esperar que o tempo me dê razão!


Assinado
Nelson Oliveira

1 comentários:

Anónimo disse...

na liga vitalis existem mais jovens valores, destaco Nelson e Tarcisio do SC Freamunde. Nelson é português e joga a lateral esquerdo, excelente a atacar e seguro a defender. Tarcisio é um médio centro que trabalha muito para a equipa.