Um fim de semana com futebol

Vi hoje o Chelsea de Carlos Ancelotti vencer o Manchester United de Alex Fersugon na Community Shield, em Wembley, depois de ontem ter assistido na Luz à vitória do Benfica frente ao Milan para a Eusébio Cup. De dois jogos que aparentemente nada têm um comum é possível tirar várias elações.

No jogo de hoje vi um bom espectáculo, duas equipas com bons interpretes, já bem preparados para a nova época, reforços interessantes mas acima de tudo uma exibição capaz de continuar a boa imagem que temos de ambos os emblemas, o Chelsea agora com o italiano Ancelotti no comando manteve a sua base, reforçou-se pouco até aqui mas continua com uma estrutura central muitissimo forte, o Man Utd agora sem a principal estrela e com algumas entradas continua com um bom futebol, a mesclar bem a juventude e a experiência do seu plantel. Interessante também a presença portuguesa de ambos os lados, com Nani, Ricardo Carvalho e Bosingwa a marcarem presença, os primeiros dois fizeram até o gosto ao pé.

Acima de tudo fiquei com vontade de seguir atentamente a nova época na Premier League, apesar dos grandes focos de atenção estarem agora virados para o nosso país vizinho, com Ronaldo, Kaká, Messi e Ibrahimovic a espalharem classe em Espanha, o campeonato inglês continua a ser uma das grandes atracções futebolísticas, e é bom lembrar que nomes como Terry, Lampard, Drogba, Anelka, Rooney, Giggs, Berbatov, Anderson, Fabregas, Arshavin, Robinho, Tevez, Aquilani, Gerrard, Torres e muitos outros continuam por lá.

Em contraste com isso fiquei decepcionado com o futebol do Milan, o campeonato italiano tem caído em flecha e a equipa milanesa é espelho disso mesmo, falta juventude, falta qualidade e neste ritmo o Calcio corre o risco de piorar, muito por culpa da desesperante teimosia que reina no país transalpino, do não há mudança e da continuidade de um futebol que começa a ter pouco de belo. Nem Ronaldinho deu alegria à equipa de Leonardo e é preciso mais para entusiasmar.

Se em Inglaterra vemos o "kick and rush" a ser só parte da história e apreciamos o futebol apoiado do Arsenal e Man Utd, a força do Chelsea e a luta num campeonato competitissimo, é tempo também de em Itália pensarem seriamente no futuro do seu futebol. Os adeptos merecem mais e melhor e quem gosta de bom futebol espera por dias menos enevoados no país transalpino.

Para terminar tenho de deixar uma nota sobre o Benfica, sem entrar nas euforias que se vivem posso dizer que gostei imenso do que vi, na continuidade do que temos presenciado na pré-época, Jesus aposta no futebol apoiado, com imensas tabelas e trocas constantes, na criatividade e qualidade na posse de bola, numa equipa pressionante e que sabe jogar, com jogadores que trazem imensa qualidade ao nosso campeonato e com vários pontos de interesse, veremos se a magia e inteligência de Aimar e Saviola perdura, se Di Maria continua a desequilibrar regularmente e se Cardozo mantem o pé quente, se assim for, temos campeonato!

0 comentários: