CAN 2010: Jogadores a Observar (Defesas)

Continuando com a apresentação de alguns dos valores presentes na Taça das Nações Africanas, é a vez de vermos alguns dos jovens defesas que estão em Angola com o objectivo de provarem o seu valor e mostrarem a sua qualidade. Decidi destacar dois defesas, sendo eles, Nicolas N'Koulou dos Camarões e o ganês Samuel Inkoom. Vamos, então, por partes:

Nicolas N'Koulou nasceu a 23 de Março de 1990 em Yaoundé, capital dos Camarões. Na equipa principal do Mónaco desde a época passada, o seu primeiro jogo para a Ligue 1 foi a 13 de Setembro de 2008, na vitória do Mónaco frente ao Lorient. Desde aí não mais saiu da equipa, tendo vindo a formar uma dupla bastante sólida com outro jovem valor africano, Cédric Mongongu. Na época corrente, N'Koulou já disputou13 jogos disputados na principal liga francesa, ainda sem qualquer golo apontado. A estreia na selecção principal dos Camarões deu-se a 19 de Novembro de 2008 num jogo contra a África do Sul. Este jovem central, que também pode actuar como médio defensivo, tem legítimas aspirações para conquistar a CAN e muito pode depender da sua performance ao longo da competição.


Nome: Nicolas Alexis Julio N´Koulou N´Doubena
Data de Nascimento: 27/3/1990 (19 anos)
Local de Nascimento: Yaoundé (Camarões)
Nacionalidade: Camarões
Altura: 180 cm
Peso: 77 kg
Clube: AS Mónaco (França)
Posição: Defesa Central
Camisola Nº: 3

Outros dos bons valores presentes em Angola é Samuel Inkoom do Gana. Inkoom fez parte da selecção que foi recentemente Campeã do Mundo Sub-20 e, à semelhança de alguns dos seus companheiros, viu coroado o seu bom desempenho no Egipto com a chamada à selecção principal, que procura dar sequência aos êxitos recentes e conquistar agora a CAN. Este defesa direito, nascido em Agosto de 1989, representa actualmente os suíços do FC Basel. Contudo, a sua carreira como sénior começou em 2006 quando ingressou na primeira equipa do Sekondi Hasaacas. Em Janeiro de 2008, transferiu-se para uma das principais equipas do seu país, o Asante Kotoko, chegando mesmo, em Agosto, a ser alvo do interesse do Barcelona. No final da época 2008/09, foi o FC Basel a garantir os seus préstimos. Actualmente, é dos jogadores mais utilizados no clube, tanto na Liga Suíça como na Liga Europa, e em breve, Inkoom estará a brilhar num dos principais campeonatos europeus. Com trajecto nos escalões jovens do Gana, o ano de 2009 foi excepcional para o seu país, pois para além de contribuir para o 3º título do Gana no Campeonato Africano de Sub-20, ainda fez parte dos eleitos para o Mundial Sub-20, tendo actuado os 120 minutos da final, contra o Brasil, e chegou mesmo a converter uma grande penalidade no desempate que viria a consagrar o Gana como o Campeão do Mundo daquele escalão. Mesmo assim, a estreia na Selecção AA já tinha ocorrido antes de todas estas conquistas quando, no dia 20 de Novembro de 2008 alinhou contra a Tunísia. Samuel Inkoom é um defesa direito bastante completo, quer a defender quer a atacar. Por isso não é de admirar que desempenhe com igual brio as funções de defesa central e de médio direito.


Nome: Samuel Eboue Inkoom
Data de Nascimento: 22/8/1989 (20 anos)
Local de Nascimento: Sekondi-Takoradi (Gana)
Nacionalidade: Gana
Altura: 179 cm
Peso: 75 kg
Clube: FC Basel (França)
Posição: Defesa Direito
Camisola Nº: 7

Entre outros jovens defesas presentes na CAN, temos, por exemplo, Zainadine Junior, defesa central do Desportivo de Maputo, que já treinou à experiência em Alcochete; Emmanuel Mbola, defesa esquerdo zambiano que, com apenas 16 anos, já está na Europa, ainda que no modesto clube da Arménia Pyunuk Yerevan; Joel Matip, jovem central que apesar de ter nascido na cidade de Bochum, na Alemanha está integrado na Selecção dos Camarões. Nascido em Agosto de 1991, nesta época tem vindo a conquistar o seu espaço na principal equipa do Schalke 04. Destaque ainda para Koné, convocado por Paulo Duarte e que tem dado nas vistas ao serviço do Guingamp, clube que milita na Ligue 2 francesa. Nos escalões secundários ingleses, nomeadamente no Championship, brilha Réda Johnson no Plymouth. Defesa central de 21 anos, este beniano transferiu-se na época passada dos franceses do Amiens para o 2º escalão do futebol inglês. No Rennes, destaca-se o defesa esquerdo nigeriano de 21 anos, Elderson Echiéjilé. Podendo actuar, tanto no centro da defesa como mais à frente, no meio campo, Echiéjilé, está a CAN para nos mostrar que também tem qualidades para figurar numa das selecções mais valiosas da competição e sempre favorito à conquista do troféu. Por fim, destaco Assimiou Touré, togolês de 22 anos que desempenha todas as funções da defesa, embora se sinta mais confortável na posição de lateral direito, ao serviço do Bayer Leverkusen tem sido pouco utilizado. Internacional pelos escalões jovens da selecção alemã, preferiu representar em seniores o país em que nasceu tornando-se internacional togolês bastante jovem. Fez parte dos eleitos do Togo para o Mundial'06, realizado curiosamente na Alemanha. Disputou duas partidas das três em que o Togo participou, pois quedou-se pela fase de grupos.

0 comentários: