Sotiris Ninis (Panathinaikos), mago helénico

Do já campeão grego, Panathinaikos chega-nos mais uma jovem promessa que pode mais dia menos dias dar nas vistas num clube de topo Europeu. Sotiris Ninis é a joía da coroa do clube de todos os atenienses e tem potencial para muito mais. Com apenas 20 anos Ninis já é internacional pela selecção helénica e seria muito bom vê-lo no Mundial, até aqui tem quebrado muitos records, chegou ao clube da capital grega em 2004, vindo do Apollon Smyrnis e estreou-se em Janeiro de 2007 frente ao Aiegaleo, pela mão do treinador espanhol Victor Muñoz, nesse ano foi o segundo jogador mais jovem a vestir a camisola do Panathinaikos, o mais jovem a marcar um golo no campeonato grego e o mais jovem a actuar nas competições europeias por uma equipa grega, isto com apenas 16 anos.


Depois de se estrear num grande nível a época seguinte não foi de boas recordações, foi muito condicionado por lesões e o treinador português José Peseiro poucas vezes apostou no prodígio grego, felizmente no ano seguinte com o holandês Tem Cate, assumiu o seu espaço e desde então tem sido presença regular no Apostolos Nikolaidis.

Pelo percurso mais records, foi considerado o melhor jovem jogador grego de 2007 (o mais jovem a conquistar o feito), foi vice-campeão da Euro Sub-19 no mesmo ano e eleito para a equipa ideal desse torneio, é também o mais jovem helénico a vestir a camisa da selecção principal da Grécia e a marcar pelo seu país, além de ser o mais jovem capitão do Panathinaikos, o seu clube actual.

Um histórico invejável de um jovem que tem todo o seu futuro pela frente e talento para o conquistar. O seu futebol, rápido, criativo e com visão de jogo num estilo de segundo avançado que se disfarça de médio e joga entre-linhas, tem despertado muito interesse nos colossos europeus, logo veremos o seu futuro, mas para já temos de apreciar Ninis no seu clube do coração, vendo o seu potencial se demonstrar jogo após jogo, veloz, fortíssimo nas desmarcações e movimentos laterais, com uma grande qualidade de passe, técnica e remate bem acima da média. Um leque de características que lhe permitem sonhar.


Nome: Sotiris Ninis
Data de Nascimento: 03/04/1990 (20 anos)
Local de Nascimento: Himare (Albânia)
Nacionalidade: Grécia
Altura: 173 cm
Peso: 69 Kg
Clube: Panathinaikos (Grécia)
Posição: Médio Ofensivo/Segundo Avançado
Camisola Nº: 7

Videografia:
Sotiris Ninis - Video I
Sotiris Ninis - Video II
Sotiris Ninis - Video III

2 comentários:

Dejan Savićević disse...

Concerteza que será um nome a ter em mente. Esta época terá de sair da Grécia para ter sucesso. A qualidade está lá, se tiver sorte e as lesões o largarem.

Ontem vi um jogador interessante Pablo Daniel Piatti, do Almeria, tem 21 anos. Já o viste? o que achas?

Dário Pinto disse...

Espero ver o Ninis num grande campeonato, mas não sei até que ponto será no próximo ano.

Quanto ao Pablo Piatti, conheço bem, já o vi e está numa lista de nomes a referênciar aqui, mas não tive tempo ainda. É muito interessante, acho que lhe falta algo para ser de top mas tem velocidade e talento de sobra. Vou tentar escrever qualquer coisa sobre ele daqui a uns tempos.


Abraço.